1 de março de 2009

DECISÃO - Clássico Gre-Nal 375

Por Luciano Bonfoco Patussi
01º de março de 2009
www.supremaciacolorada.com

São quase quatrocentos enfrentamentos em uma vencedora história de quase cem anos que confunde a existência de dois vencedores e gigantes clubes. Neste dia 01º de março, Internacional e Grêmio decidem, no “colorado” estádio Gigante da Beira-Rio, o primeiro turno do campeonato gaúcho de 2009. O vencedor levará para casa a Taça Fernando Carvalho e, junto a ela, uma vaga antecipada à decisão do campeonato estadual deste ano. Em caso de empate, o vencedor será conhecido através de cobranças de penalidade máxima. Emoção à vista para a tarde deste domingo!

No Grêmio, o técnico Celso Roth levará a campo, provavelmente, a seguinte escalação: Vítor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Adílson, Souza, Tcheco e Jadílson (ou Fábio Santos); Jonas e Alex Mineiro. São bons zagueiros, aliados a bons alas, tanto pela direita quanto pela esquerda. Com Fábio Santos, o time não teria tanta força ofensiva, com perigosos cruzamentos pelo lado esquerdo, mas teria melhor força defensiva. Fábio Santos é regular nessa função ofensiva. Já Jadílson é ótimo. A formação com três zagueiros e apenas um jovem volante, Adílson – que aos poucos parece ser uma boa afirmação do Grêmio – mostra que o Grêmio vai ao Beira-Rio para tentar vencer a qualquer custo, garantir uma vaga na final do estadual e colocar fim a um jejum de vitórias em clássicos que já dura um bom tempo. Ao lado de Adílson no meio campo, estarão Souza e Tcheco cumprindo funções defensivas e, ao mesmo tempo, sendo responsáveis por municiar o ataque – que, pelo que tem sido divulgado pela imprensa, vai de Jonas (a meu ver, uma espécie de “Andrezinho do Grêmio” – uma ótima opção, uma espécie de 12º titular do time) e mais o goleador Alex Mineiro – um jogador que precisa de um lance para ter a oportunidade de decidir uma partida. Merece atenção, por parte da defesa colorada, o camisa nove tricolor.

No Inter, Tite vive um dilema que muitos treinadores gostariam de ter: muitas opções para escalar o time com diferentes formações táticas. Pelo que tem sido divulgado na imprensa, o Inter vai a campo formado com Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazú e Andrezinho (ou Giuliano); Taison e Nilmar. D’Alessandro, suspenso, fica fora do clássico. Particularmente, sou adepto da escalação de um típico camisa nove na equipe – tarefa que ficaria, no Inter, com Alecsandro ou o jovem Walter. E além disso, os três volantes escalados por Tite, mesmo que tenham qualidade para jogar, ficam muito presos defensivamente, ainda mais considerando que o Inter não tem uma força ofensiva relevante pelo lado direito, com Bolívar. A solução para o Gre-Nal talvez fosse a escalação do jovem, talentoso e promissor Giuliano no meio-campo, não no lugar de Andrezinho, mas sendo o seu companheiro na armação de jogadas. Ambos, além de criativos, sabem ajudar o setor defensivo. Assim, o meio campo ficaria, ao mesmo tempo, compacto e mais criativo. Desta forma, Bolívar poderia ficar mais recuado na lateral, cumprindo, e bem, somente sua função de defensor. E Magrão, neste jogo, seria uma opção no banco de reservas. Sandro e Guiñazú poderiam guarnecer bem a zaga colorada. Na frente, Taison e Nilmar ficariam encarregados de, mais uma vez, tentar infernizar a defesa gremista e fazer sucumbi-la a sua qualidade ofensiva – de novo. Alecsandro e Walter seriam opções suplentes para tentar mudar o panorama da partida – em caso de necessidade – no decorrer da partida.

Particularmente, esta é minha visão do Gre-Nal que se aproxima. É mais um grande clássico na vida de todo apaixonado torcedor colorado e gremista. Muita paz para todos. Vamos juntos torcer. Uns pelo vermelho. Outros, pelo azul. E independentemente do resultado final, sem violência. Afinal de contas, somos apenas mortais que nos divertimos com o futebol proporcionado por nosso time preferido.

No mais, boa sorte à todos os jogadores e torcedores da dupla Gre-Nal e MUITA FORÇA MEU INTER! Em busca de mais uma TAÇA, TODOS ao Gigante da Beira-Rio! Como de costume e como SEMPRE!

Inter, 100 anos! 100 mil sócios!

Nenhum comentário: