4 de março de 2009

CRÔNICA - "União" colorada contra o União

Por Luciano Bonfoco Patussi
04 de março de 2009
www.inter-clubedopovo.blogspot.com

Contra o União de Rondonópolis, hoje no início da noite, no estádio Gigante da Beira-Rio, pela Copa do Brasil de 2009, o Internacional deverá arrancar em busca do título do torneio que garante ao seu campeão uma vaga na Copa Libertadores da América do próximo ano. Sim! Começa hoje para o Internacional uma dura caminhada rumo ao título da Taça Mundial Interclubes da FIFA de 2010!

Digo que hoje começa a luta pelo bi-campeonato mundial, pois a derrota em Rondonópolis, na estréia da Copa, foi simplesmente inesperada e, ao mesmo tempo, merecida. O time do Inter acabou sucumbindo no segundo tempo e o União, jogando em casa, mostrou muita motivação, alcançando um histórico resultado. Mas o colorado do Mato Grosso é um time que carece de maior qualidade. Isso ficou claro na partida em que o time, heroicamente, derrotou o Internacional.

Acredita-se que a equipe do Inter entre em campo hoje escalado com Lauro no gol. Na zaga, uma linha de quatro defensores será formada contendo Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber, sendo que caberá a este último atacar – e muito – pelo lado esquerdo de ataque. No meio de campo, buscando cada vez mais um maior equilíbrio defensivo e ofensivo, Tite deverá escalar Magrão na primeira função defensiva – ficando mais resguardado na defesa – tendo em Andrezinho e no capitão Guiñazú as peças de maior movimentação na meia-cancha, buscando defender com organização e chegar junto ao ataque com qualidade, e mais centralizado, D’Alessandro ficará encarregado de dar o toque de qualidade ao time. Caberá ao argentino receber a bola do meio de campo, aparecer para o jogo e distribuir passes para os atacantes do time, sendo o responsável pelo toque final, antes da conclusão. Na frente, Taison e Nilmar deverão se movimentar incessantemente, buscando atrapalhar a marcação que promete ser dura e extremamente defensiva, por parte da equipe mato-grossense. E mais: deverão, na ausência de um centro-avante de força, buscar incessantemente conclusões à gol.

Particularmente, vejo que, se o Inter trabalhar bem esta partida, mostrando organização e vontade de vencer, não terá maiores dificuldades. Mas se o time não demonstrar gana, as coisas podem se complicar, mesmo contra um adversário que reconhecidamente é bem inferior, tecnicamente falando. Por isso o futebol é apaixonante. Não basta ser o melhor e merecer vencer. “As vitórias são conquistadas e não apenas merecidas”, já dizia o eterno capitão Elias Figueroa *.

A “vacina” contra o “salto alto” já foi dada para todo time do Inter, que quando ingressou no Centro-Oeste brasileiro achando que voltaria com a vaga assegurada, voltou de lá com uma derrota justíssima. Agora, resta ao treinador Tite colocar o time em campo, motivar os atletas mostrando a importância desta partida em específico e desta competição e ir para cima do União de Rondonópolis, com muita organização, força, vontade e gana – com todo o respeito que esta equipe, como qualquer outra, merece.

Colorados, agora é o momento de unir todas as forças, torcer, vibrar e ajudar o Internacional na campanha rumo ao bi-campeonato ** da Copa do Brasil!




* Elias Ricardo Figueroa Brander, chileno de Valparaíso, foi capitão do Internacional. Um xerife da defesa colorada. Penta-campeão gaúcho (1972 até 1976) e bi-campeão brasileiro (1975 e 1976), Figueroa foi o autor do gol do primeiro título nacional conquistado por uma equipe gaúcha: o campeonato brasileiro de 1975. Entre tantos títulos e prêmios conquistados – tanto no Inter como em seus outros clubes – Figueroa está escalado na “Seleção da América do Sul de Todos os Tempos” em eleição feita com cronistas esportivos de todo mundo. Nesta “seleção”, o chileno está escalado ao lado de outros dez “gênios”, entre eles Di Stéfano, Maradona, Garrincha e Pelé.

** O Internacional venceu a Copa do Brasil em 1992. Após dezessete anos e muitos “tropeços” nesta competição, o Colorado luta em 2009 pelo bi-campeonato do certame.

Fonte de referências de parte dos dados coletados e descritos nesta crônica: website “wikipedia”.

Nenhum comentário: