2 de março de 2009

ANÁLISE - Internacional 2x1 Grêmio

Por Luciano Bonfoco Patussi
www.supremaciacolorada.com

No clássico Gre-Nal 375, o Internacional voltou a derrotar o Grêmio e garantiu a Taça Fernando Carvalho, equivalente ao primeiro turno do campeonato gaúcho. Assim, o colorado está garantido na final do campeonato estadual de 2009 e se vencer o segundo turno, será campeão regional antecipadamente.

No primeiro tempo, foi nítida a vantagem colorada. Uma vantagem avassaladora, com chances de gol, diferentemente de uma “teórica” vantagem que o Grêmio obteve no primeiro clássico do ano, onde teve mais posse de bola, mas as chances de gol não foram tão claras. Durante o primeiro tempo de ontem, só o Internacional tentou jogar. Seus três qualificados volantes, e mais o bom Andrezinho no meio-campo, venceram duelos particulares contra seus marcadores. O problema é que o Grêmio escalou apenas um volante – Adílson – e os três zagueiros tricolores são rebatedores, não tem qualificação para sair jogando. Assim, o meio-campo do Grêmio sucumbiu. Suas principais tentativas aconteciam pelos lados do campo. Ruy e Jadílson tentavam com todas as suas forças criar. Souza e Tcheco estiveram super limitados, o que a meu ver não é nenhuma novidade. Particularmente, acho ambos jogadores de criação muito limitados e abaixo da grandeza do Grêmio. Nilmar e Taison eram caçados em campo o tempo todo. O árbitro Leonardo Gaciba foi muito infeliz na parte disciplinar, não conseguindo conter a violência da limitada equipe tricolor. Vitor salvou o Grêmio em pelo menos três claras chances de gol. E assim o primeiro tempo terminou em igualdade de zero no marcador.

No segundo tempo, o Inter voltou melhor e marcou seu gol, legítimo, através de Índio – uma espécie de zagueiro-gol colorado. Tal qual Nilmar, Índio passa a ser, cada vez mais, figura decisiva no clássico. O Internacional seguiu melhor até que, em uma boa troca de passes do Grêmio no campo de ataque, a bola foi rolada para Alex Mineiro, tal qual um camisa 9, com frieza, marcar um belo gol. Aquele lance esfriou um pouco o time colorado e fez com que o Grêmio se lançasse ao ataque. Mais com entusiasmo do que com organização. A superioridade do Grêmio lhe deu algumas tentativas de chute, inclusive com perigo, sendo defendida por Lauro. Entretanto, no momento que Magrão testou a bola para o fundo do gol, após uma cobrança de outra das tantas faltas cometidas pelo Grêmio, o Inter voltou a tomar conta do jogo, venceu com autoridade, ergueu a Taça Fernando Carvalho, aumentou a estatística da larga vantagem histórica de vitórias no clássico, deu mais uma volta olímpica e fica agora a um passo da conquista do bi-campeonato gaúcho.

Nenhum comentário: