4 de maio de 2009

ANÁLISE E DEBATE - Campeonato brasileiro de futebol 2009

Por Luciano Bonfoco Patussi - Canoas/RS
Segunda-feira, 04 de maio de 2009
Vem aí o campeonato brasileiro de 2009. Haja coração para os apaixonados por futebol em todo o país! Abaixo, elaboro para debate uma análise com base no elenco de jogadores dos times participantes do campeonato, considerando a provável influência dos treinadores em cada equipe e o momento anímico de cada time. Caberá ao leitor também fazer sua análise. Sabemos que apenas grande elenco não decide campeonato em favor de determinado clube. O treinador é muito importante para um time e o momento vivido por cada clube, tanto tecnicamente em campo, quanto administrativamente fora dele, pode influenciar no desempenho das equipes.

EM JOGO: fatos e quebra de tabus

O campeonato deste ano, antes mesmo de começar, é marcado por muitos fatos importantes, entre eles: a volta do Corinthians à disputa da primeira divisão, após o título da série B em 2008; é a primeira edição do certame que terá a ausência do tradicional e tetra-campeão Vasco da Gama, rebaixado à segunda divisão no ano passado; o São Paulo estará lutando pelo inédito tetra-campeonato consecutivo, sendo o adversário a ser batido por todos. Estes são apenas alguns dos fatos e tabus em disputa, o que vai engrandecer o campeonato.

DISPUTA: fórmula e vagas em disputa

Os vinte clubes participantes jogarão, da mesma forma que o “brasileirão” é disputado desde 2003, no sistema de “todos contra todos” em jogos de “ida e volta”. Após cada equipe cumprir seus trinta e oito jogos, em dezembro deste ano, vamos conhecer o campeão brasileiro – que será a equipe que somar mais pontos, bem como os demais representantes brasileiros classificados para a Copa Libertadores da América de 2010 e, por fim, se definirão as equipes classificadas para a Copa Sul-Americana e os quatro times que serão relegados à série B no ano seguinte.

FORMA DA ANÁLISE: fatores considerados para a elaboração dos tópicos expostos para debate

Em uma análise de momento, é importante destacar que o campeonato nacional começa na próxima semana. Entretanto, a realidade de hoje pode mudar completamente daqui há alguns meses, quando a já famosa “janela de transferências” de jogadores para o futebol europeu estará aberta, no meio da temporada. Esta “janela” pode desfalcar times favoritos, bem como reforçar equipes já candidatas ao título, e também fortalecer times que no início da disputa podem ser considerados inferiores a outros.

Muitos fatores vão definir ao final da temporada o campeão brasileiro. Para ser campeão nacional, em um campeonato longo, é preciso o clube ter um elenco com várias opções diferenciadas para as situações distintas que irão se apresentar, bem como é necessário o time ter regularidade. Logicamente, ter elenco e não ter regularidade, deixando de apresentar resultados, poderá acabar por transformar o ligeiro favoritismo de uma equipe em decepção. Ao mesmo tempo, sem ter um grupo forte, é difícil se manter regular e buscar recuperação em momentos de dificuldade – lesões, suspensões, negociações de jogadores, seqüência negativa de derrotas – que poderão ocorrer com todas as vinte equipes nos próximos, aproximadamente, oito meses. E é com base nisso que elaborei a análise exposta a seguir, visando um debate de opiniões entre torcedores e analistas.

Sei muito bem da exposição que uma análise desta natureza causa a quem descreve estas informações e as apresenta. Isso porque, após o andamento e o término do campeonato, fica mais fácil se tirar conclusões e elaborar análises com base em fatos concretos. Já elaborar uma análise neste sentido antes do campeonato poderá causar críticas futuras após termos os resultados solidificados. E é para isso que estou preparado e fico a disposição para o debate aberto.

SÃO PAULO, INTERNACIONAL, CRUZEIRO E FLUMINENSE: grandes e principais favoritos ao título

Se forem analisados os elencos de cada clube participante – como aqui proponho – atualmente Internacional e São Paulo estão, novamente, em um patamar acima dos demais times, seguidos de perto por Cruzeiro e Fluminense.

O São Paulo é o time a ser batido no “brasileirão” 2009. Busca o tetra-campeonato brasileiro de forma consecutiva e segue com Muricy Ramalho no comando. Foi o time brasileiro que mais se reforçou para as competições deste ano. Wagner Diniz, Júnior César, Arouca e Washington são apenas algumas das boas contratações que o time agregou a um elenco supercampeão e qualificado, que já contava com os talentosos Miranda, Jorge Wagner, Hernanes, Richarlyson, Borges, Dagoberto, entre outros. Em 2009, apesar da derrota no campeonato paulista, o São Paulo segue firme na luta pelo quarto título da história do clube na Libertadores da América e na luta por mais um título nacional.

O Internacional manteve a base do time campeão da Copa Sul-Americana de 2008 e já conquistou o título gaúcho de forma invicta, jogando um futebol de velocidade, habilidade e objetividade. Segue firme na Copa do Brasil e agregou os talentos de Kleber, além de Alecsandro e Giuliano, a um time já recheado de jogadores diferenciados, tais como o jovem talentoso Sandro, Magrão, Guiñazú, D’Alessandro, Nilmar, Taison e tantos outros. É um time que ainda não enfrentou em 2009 adversários de qualidade elevada. Apesar disso, é visível a qualidade do elenco e do futebol apresentado. Assim, o time deverá lutar no campeonato brasileiro, mostrando seu favoritismo em campo.

O Cruzeiro, por sua vez, tem uma boa equipe titular e vem bem na Copa Libertadores, além de ter sido campeão mineiro invicto. Destaques para os diferenciados Ramires e Kleber, além de Jancarlos, Sorín, Marquinhos Paraná, Gérson Magrão, Wagner e Wellington Paulista. Na casamata, Adílson Batista comanda o time celeste na luta por mais um título brasileiro.

Já o Fluminense vem com Carlos Alberto Parreira no comando de uma equipe que tem um forte patrocínio, que é responsável, em parte, pelas contratações de peso, como Thiago Neves – que tem situação ainda indefinida para o restante da temporada – e Fred, que é um artilheiro nato, relativamente jovem e que retorna da Europa com sede de gols. Juntando a eles o goleiro Fernando Henrique, mais Edcarlos, Luiz Alberto, Tartá, Darío Conca, Leandro Amaral e outros talentos, o tricolor carioca pode ser considerado, inicialmente, favorito. Para consolidar isso, terá de mostrar trabalho e resultados em campo.

GRÊMIO, CORINTHIANS E BOTAFOGO: solidificados em busca de uma vaga na Copa Libertadores da América e, de acordo com o andamento do campeonato, prováveis postulantes a disputar o título

Com reforços pontuais sendo adquiridos no decorrer da temporada, o Grêmio se credencia, neste momento, para ser o quinto elenco mais forte do campeonato, seguido por Corinthians e Botafogo. Com a derrota antecipada no campeonato gaúcho, o Grêmio teve a melhor campanha de toda a Copa Libertadores na primeira fase. Ignorando a questão dos adversários fragilizados que o tricolor gaúcho enfrentou na competição, é importante que se diga que os reforços do experiente volante Túlio, mais o lateral Joílson, deixam o time que será comandado – comentários diversos da imprensa – pelo excelente e campeão Paulo Autuori, mais forte. Victor, Léo, Jadílson, Willian Magrão, Douglas Costa, Souza e Maxi López merecem atenção e, além disso, há outros jogadores no elenco com capacidade de, se estiverem em um bom momento, serem diferenciados, o exemplo maior disso é o goleador Alex Mineiro, atualmente na reserva do time.

Já o Corinthians comandado pelo promissor e ao mesmo tempo excelente Mano Menezes, vem recuperando sua auto-estima. Recém chegado da série B, o Corinthians agregou Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, a um elenco fechado que aparentemente busca a realização de seus objetivos de forma bastante focada. O time de Parque São Jorge que já havia sido vice-campeão da Copa do Brasil antes mesmo de vencer a série B nacional, acaba de vencer o forte campeonato paulista de forma invicta e segue relativamente bem na Copa do Brasil deste ano. Além de Ronaldo Nazário, o time conta com o bom goleiro Felipe, os defensores Alessandro, William e André Santos, e os avançados Douglas e Dentinho, entre outros jovens valores.

O Botafogo vem em um trabalho de reestruturação do clube. Este trabalho, cedo ou tarde, dará resultados. É dito que o clube atualmente paga os salários em dia e, apesar de perder o título estadual para o Flamengo, vejo o Botafogo sob o comando de Ney Franco, como um dos times que podem surpreender no campeonato. Os defensores Juninho e Teco, os meias Fahel, Léo Silva, Túlio Souza e Maicosuel, além dos atacantes Reinaldo e Victor Simões, podem ajudar o time da “Estrela Solitária” a voltar a brilhar. Todos estes times citados acima, dependendo do decorrer do campeonato, reforços adquiridos e vitórias conquistadas, podem lutar tranqüilamente por vaga na Copa Libertadores ou, quem sabe – e o andamento do campeonato é que vai definir isso – pelo título.

PALMEIRAS, FLAMENGO, SANTOS, ATLÉTICO MINEIRO, ATLÉTICO PARANAENSE, CORITIBA, SPORT RECIFE, VITÓRIA E CORITIBA: em luta por um padrão de jogo elevado e uma maior regularidade em busca de resultados positivos

Abaixo dos times que possuem reais chances de título, vejo Palmeiras, Flamengo, Santos e Atlético Mineiro, acompanhados de perto pelos paranaenses Atlético e Coritiba, mais Sport Recife, Vitória e Goiás. Estes times formam o “bolo” mais equilibrado do campeonato e dependendo do decorrer do ano e dos fatos diversos que irão acontecer, vão lutar para adquirir mais reforços e um padrão de jogo mais definido, visando alcançar resultados e surpreender com vaga na Copa Libertadores – o que será muito difícil mas não impossível – ou pelo menos na Copa Sul-Americana de 2010 – o que é bastante viável pela atualidade dos times. Alguns destes clubes, dependendo dos resultados, poderão correr risco de cair de divisão. Para evitar isso, deverão lutar até as últimas rodadas, em dezembro.

O Palmeiras é uma equipe comandada por um excelente e supercampeão treinador, mas mudou praticamente todo o time do ano passado. Os resultados, nessa conjuntura, normalmente podem demorar mais até aparecer. Não é fácil mudar boa parte de um elenco e já adquirir um padrão de jogo. Em campo, Edmílson, Cleiton Xavier, Diego Souza e o jovem talentoso Keirrison parecem estar bem acima da qualidade do restante do elenco, embora Marcos represente uma liderança do clube e Pierre seja um volante que tem mostrado bom jogo no meio-campo.

O Flamengo venceu o campeonato do Estado do Rio de Janeiro com Cuca na casamata, mas é um clube que recentemente tem notícias vinculadas a uma grave crise financeira, o que pode abalar negativamente o futuro desempenho da equipe no certame. Neste ponto, o título estadual pode dar uma amenizada nessa situação. Léo Moura, Juan, Kléberson e Ibson são grandes jogadores e teriam lugar em qualquer grande equipe do Brasil, mas esta grave crise financeira pode obrigar o clube a se desfazer de alguns deles. Além deles, destaque para o goleiro Bruno e o zagueiro Ronaldo Angelim. Fábio Luciano, grande zagueiro e capitão do time, está prestes a abandonar o futebol, o que será um grande desfalque para o Rubro Negro carioca, se esta decisão se concretizar. Além deles, Toró, Zé Roberto, Maxi, Obina e Josiel merecem a atenção dos adversários.

O Santos, vice-campeão paulista, apesar de ter alguns bons valores individuais, não é mais do que mediano enquanto equipe. Viu-se na final do campeonato estadual que o Santos “fez a maior força do mundo” e teve a sua melhor atuação possível. Neste alto nível de esforço, perdeu um jogo e empatou o outro, perdendo o título justamente. Eliminado precocemente da Copa do Brasil pelo CSA de Alagoas, o time da Vila Belmiro, sob o comando do bom e promissor Vagner Mancini, terá trabalho para montar uma boa estrutura de time. Possui bons jogadores, tais como Fabiano Eller, Léo, Triguinho, Madson, Neymar e Kleber Pereira. Além disso há outros talentos. Entretanto, são muitos jovens e poucos jogadores são realmente firmados, como Fabiano Eller e Léo, por exemplo. Isso prejudica a formatação da equipe em um momento um pouco conturbado e de cobranças por resultados, como ocorre atualmente.

Situação semelhante vive o Atlético Mineiro. Buscando reestruturação após muitos anos de dificuldades, o “Galo Mineiro” montou uma nova equipe, com bons jogadores. Mas a derrota para o Cruzeiro no campeonato estadual acaba por colocar um certo ar de dúvida ao trabalho que vem sendo realizado no time do técnico Émerson Leão – um dos responsáveis pela reestruturação. Uma derrota para uma equipe que vive momento diferenciado como o Cruzeiro não deveria servir como base para a instalação de uma crise interna, já que o momento atleticano é outro, é de reestruturação. Mas clássicos são assim: arrumam a casa e criam crises. Marcos, Leandro Almeida, Élder Granja, Júnior, Thiago Feltri, Renan, Lopes, Marques, Éder Luís e Diego Tardelli são alguns dos bons jogadores que tem a chance de, no Atlético Mineiro, desenvolver o futebol de que são capazes, fazendo aos poucos a fanática torcida atleticana voltar a comemorar grandes vitórias e títulos.

O Atlético Paranaense vem com o comando de Geninho, que conquistou com o clube o seu maior título: campeão brasileiro em 2001. Além de Geninho no banco de reservas, o time que venceu o campeonato paranaense conta com jogadores que podem se destacar, como Galatto, Nei, Valencia, Marcinho, Julio dos Santos e Rafael Moura.

O Sport Recife, que segue bem na Copa Libertadores, venceu o campeonato pernambucano de forma invicta. Magrão, Durval, Dutra, Andrade, Daniel Paulista, Paulo Baier, Luciano Henrique, Weldon e Ciro são alguns dos bons jogadores que Nelsinho Batista terá para escalar e tentar levar o Sport fazer história novamente.

O Goiás de Hélio dos Anjos tem um time que pode surpreender, contando com jogadores como Harlei, Vítor, Ramalho, Romerito, Felipe e Iarley, entre outros que podem surgir. Já conquistou o campeonato goiano deste ano com golaços de Iarley e Felipe na decisão e seu torcedor não quer que o time pare por aí.

O Vitória venceu o campeonato estadual baiano. Comandado por Paulo César Carpeggiani, o time tem jogadores como Luciano Almeida, Vanderson, Leandro Domingues, Jackson, Ramón, Neto Baiano e Nadson. Todos eles podem ser a base para a formação de uma boa equipe em busca de uma vaga na Copa Sul-Americana e visando a permanência do time na primeira divisão nacional, com uma boa colocação a ser vislumbrada neste campeonato.

O Coritiba, por sua vez, perdeu o campeonato paranaense. Entretanto, no ano de seu centenário, vem realizando uma boa campanha na Copa do Brasil, com grandes chances de chegar a uma fase semifinal e lutar, mais provavelmente contra Internacional ou Flamengo, por uma vaga na decisão. Para o campeonato brasileiro, o time do Couto Pereira vem com o técnico René Simões, que aceitou o desafio de treinar o time com o qual mais se identifica, visando buscar títulos e grandes vitórias. Para isso, o time conta com Edson Bastos, Pereira, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba, Marlos, além da grande contratação do ano: Marcelinho Paraíba. Se tudo der certo para o time, pelo menos uma vaga na Copa Sul-Americana será possível.

NÁUTICO, SANTO ANDRÉ, GRÊMIO BARUERI E AVAÍ: em luta pela difícil permanência na primeira divisão nacional

O Náutico sofreu baixas e ficou mais fraco – em relação a ele próprio – se for comparado com o ano passado. O time pernambucano perdeu importantes jogadores, sem ter uma reposição à altura. Ruy, Wellington e Felipe, por exemplo, saíram do time, deixando-o menos competitivo. Nem mesmo a presença de jogadores como Carlinhos Bala, Gilmar em grande fase e o veterano Kuki parecem ser suficientes para o time dos Aflitos alcançar muitas vitórias. Waldemar Lemos, o comandante, terá problemas para armar a equipe deixando-a forte, comparando-a com os adversários que virão. A permanência na primeira divisão poderá ser considerada um título brasileiro para o clube. A vaga na Copa Sul-Americana, diante da atual conjuntura, poderá ser considerada um título de Copa Libertadores da América ou de mundial interclubes.

O Santo André, embora seja uma equipe que aposta na experiência de grandes jogadores na faixa etária entre os trinta e quarenta anos, corre riscos de queda. Dininho, Gustavo Nery, Fernando, Marcelinho Carioca e Rodrigo Fabri são jogadores que já tiveram sua bela história no futebol. E podem seguir fazendo um bom papel, ajudando os demais atletas do time – comandados pelo ex-goleiro Sérgio Guedes – a montar um time razoável, lutando pela permanência na série A nacional e, quem sabe, com muita dificuldade, por uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Grêmio Barueri, por sua vez, é estreante na competição. O técnico Estevam Soares deverá ter muito trabalho. O time de Barueri ficou bem colocado no campeonato paulista, mas a realidade do campeonato brasileiro é bem diferente. O goleiro Márcio, o zagueiro André Luiz, o lateral Márcio Careca e os atacantes Thiago Humberto e Basílio são alguns dos mais conhecidos jogadores do time que deverá, também com muita dificuldade, lutar com todas as suas forças para permanecer na série A nacional.

O Avaí, que acaba de vencer o campeonato estadual de Santa Catarina, vem comandado pelo ex-craque Silas, sonhando permanecer na primeira divisão do campeonato brasileiro. Eduardo Martini, Émerson, Marquinhos e Evando são alguns dos principais nomes do time catarinense, que irá lutar bravamente por uma bonita campanha, onde a permanência na série A, em um primeiro ano de disputa após a recente subida, já poderá ser considerada uma grande conquista.

ABERTURA PARA DEBATE: considerações finais e início da troca de idéias

Logicamente, isto é uma análise inicial. Muitos treinadores serão demitidos, outros serão contratados e mudarão a forma das equipes se postarem em campo. Muitos jogadores serão negociados e irão enfraquecer e fortalecer elencos. Muitos jovens talentos poderão aparecer e entrar nas equipes, mudando a “cara” e a forma de cada time jogar. Muitas equipes poderão entrar em crise, outros clubes poderão se solidificar. Mas como destaco desde o início, é uma análise inicial de elencos e de momento anímico atual, elaborada a uma semana do início do campeonato de futebol mais disputado do planeta. Fica a opinião exposta para debate.

Finalizo a análise com uma grande saudação e com os votos de um ótimo campeonato brasileiro a todos os analistas, críticos, torcedores, treinadores e atletas!

Nenhum comentário: