9 de maio de 2009

NADA SERÁ SIMPLES

Por Luciano Bonfoco Patussi
09 de Maio de 2009
www.supremaciacolorada.com

Correm os anos, surge o amanhã. Passaram-se três décadas. O ano de 1979 coroou o Internacional como tri-campeão brasileiro. Muitos colorados fazem parte da geração que viu o time da década de 1970. Tantos deles viram até mesmo o Rolo Compressor dos anos da década de 1940. Tanta alegria vivida e tanta história pra contar! Outros tantos alvirrubros – e me enquadro neste grupo – nasceram tricampeões do Brasil. Eles sofreram nos anos 80 e 90 sem ver sequer um título colorado no campeonato brasileiro. Eles sofreram naqueles anos. E se sofreram. Demais! Outros tantos colorados fazem parte da nova geração. Uma geração que levanta praticamente uma taça a cada nova estação do ano. É uma geração vencedora. Isso é motivo de orgulho para todos! De todas as gerações, nenhuma é mais nem menos colorada. É uma geração colorada, apenas. E isso, por si só, já basta!

Radiosos de luz, chegamos juntos ao ano de 2009. Você e eu! Todos nós! Internacional campeão brasileiro em 1975. Inter, bi-campeão do Brasil em 1976. Em 1979, o Clube do Povo do Rio Grande do Sul alcançou o tri-campeonato nacional. Um título inigualável. Invicto. Mais de vinte partidas e nenhuma derrota.

Em campeonato brasileiro, fizeram história de título pelo Inter: Manga, Cláudio Duarte, Hermínio, Marinho Peres, Figueroa, Chico Fraga, Vacaria, Caçapava, Carpeggiani, Falcão, Flávio, Lula, Dario, Batista, Benítez, Mário Sérgio, Mauro Galvão, Cláudio Mineiro, Escurinho, Chico Spina, Valdomiro, Bira, Jair e tantos e tantos outros. Rubens Minelli e Ênio Andrade. Você e eu, juntos! Todos nós! E mais tantos, tantos e tantos outros. O time da década de 1970 jamais será superado. Cada um faz a sua insuperável e inigualável história.

E por tudo isso que o Internacional viveu naqueles anos dourados é que Índio, Kleber, Guiñazú, D’Alessandro, Taison, Nilmar e todos os demais grandes jogadores que atualmente estão no Inter devem se orgulhar: esses “caras” envergam uma camisa que tem uma linda e vitoriosa história! E o melhor de tudo é que eles sabem disso e respeitam nossa tradição! Vemos isso em campo atualmente! A existência de clubes como o Inter é rara. Centenário, faz praticamente “1/3” de sua existência que o time não vence um campeonato brasileiro. E apesar disso, sua torcida cresce aos milhões, cada vez mais atuante e apaixonada. Isso não tem preço!

Neste meio tempo, o Inter chegou perto do título: 1978, 1980, 1987, 1988, 1997 e 2005. Em cada um desses anos, o Inter não venceu o campeonato brasileiro. Em cada ano, o título não veio por motivos conhecidos por todos nós que vivemos o Inter a cada segundo. Alguns motivos foram justos. Outros, nem tanto.

Inter 2009: eleições de torcedores em geral, da imprensa de todo o país e de jogadores dos clubes principais do país apontam você, Inter, como favorito ao título em todas as frentes! Não há conhecedor de futebol ou até mesmo leigo no assunto que não aponte você, Inter, como favorito ao título! Mas sabemos que não é fácil vencer um campeonato brasileiro. Se fosse fácil, não estaríamos há trinta anos esperando por uma conquista. Ganhar o campeonato brasileiro não é tão fácil como, por exemplo, ter vontade e executar o ato de degustar um sorvete de chocolate, o que significaria ir até uma sorveteria, desembolsar alguns trocados e saborear com prazer o doce. Simples e sem complicações.

Ganhar um campeonato brasileiro é difícil. E o clube Inter sabe disso mais do que ninguém. A diretoria e os jogadores sabem! Afinal de contas, há décadas, o Colorado alcançou o posto de maior vencedor deste certame. Que tal reconquistar este posto, aos pouquinhos? Esse é o desejo de toda a Nação Colorada. Mas nada será simples. Os adversários virão tão fortes quanto nunca. E o melhor disso tudo: acredito plenamente que o Inter está “vacinado” contra o “salto alto” e contra qualquer outro tipo de “empecilho” que possa servir de obstáculo para o time nesta difícil caminhada que nos levará – Inter, você e eu – ao posto de campeão do maior campeonato do país! Se o Inter perder, esta derrota virá para algum adversário que terá sido melhor em campo. E se for melhor que o Inter no gramado, merecerá aplausos de todos. Mas se ninguém for mais competente, acreditarei plenamente que o tão sonhado título do campeonato brasileiro de 2009 será possível para o Inter – repito: você, eu e todos nós!

Força, Inter! Muita força! É só o que nós torcedores podemos lhe pedir neste momento pré-estréia no maior campeonato de clubes mais competitivo do planeta! Vamos à luta em busca de um campeonato que está “engasgado” na garganta de todo o torcedor colorado. E qualidade para essa realização nunca foi tão grande quanto hoje vemos no elenco do time! Humildade unida a respeito à todos os times e sem jamais temer ninguém levará este time do Inter à glória máxima do título de campeão brasileiro de 2009! Tal qual aquele time de 1975, 1976 e 1979. Cada qual ao seu estilo. Inesquecível. Inigualável.

Nenhum comentário: