26 de maio de 2009

O IDEAL DE DOIS CENTENÁRIOS


Por Luciano Bonfoco Patussi
27 de maio de 2009
A cena vivida na época poderia lembrar perfeitamente o “Maracanazo” de 1950. Guerreiros fardados de vermelho e branco derramam lágrimas de tristeza no gramado do maior estádio do mundo. Silêncio total. Após a última cobrança de uma série de pênaltis decisivos, o time que contava com o apoio de todo o torcedor do Rio de Janeiro, naquele dia, saiu derrotado. Naquela ocasião, o Bangu foi um coadjuvante direto, às avessas, de uma festa que o estado do Paraná jamais havia presenciado no futebol. E naquele exato instante, em uma pequena parte do Maracanã, era possível presenciar uma alegria em verde e branco do tamanho do Brasil. A cena ocorreu no longínquo 1985. Naquele ano, o Coritiba sagrava-se campeão brasileiro de futebol. Um ano inesquecível para o torcedor do Coritiba e para os amantes do futebol.

Como que em um passe de mágica, viajamos alguns anos e, do Maracanã no Rio de Janeiro, chegamos a Porto Alegre. Estamos no Beira-Rio. O ano é 1992. Uma penalidade máxima marcada a poucos minutos do final do jogo transformou a aflição do torcedor colorado em imensa euforia. O time do Inter que, há mais de década, era tri-campeão brasileiro, conquistava naquela emocionante decisão, contra o Fluminense, sua primeira Copa do Brasil. E de lá para cá, quase rebaixamentos do Inter. Um rebaixamento do Coritiba. Em seguida, a redenção e a volta ao local de onde o clube paranaense jamais deveria ter saído. Algumas boas campanhas de ambos. Vice-campeonatos do Inter. O “canetaço” de 2005. Mais do que isso, em 100 anos de história, títulos fizeram de Inter e Coritiba os clubes com o maior número de vitórias dentro de seu respectivo estado. O Clube do Povo do Rio Grande do Sul. O Vovô e a tradição do Paraná desde 1909. O Coritiba campeão do povo. O colorado das glórias, orgulho do Brasil. O maior campeão paranaense. O maior campeão gaúcho.

Dois grandes jogos decidirão qual clube representará a Região Sul na decisão da Copa do Brasil de 2009. Neste momento, não há motivo para comparar times, grandezas, torcidas, qualidade técnica nem vontade de vencer. Nesse momento de decisão, cada um deve fazer o seu trabalho e bem feito. Primeiro, o Beira-Rio. É hoje! O Gigante estará mais vermelho e mais vibrante do que está de costume, na expectativa que todos têm por um grande espetáculo. E não será diferente no Couto Pereira. Lá, os torcedores pintarão as arquibancadas com as cores do seu time. A torcida do “Coxa” empurrará sua equipe, buscando a vitória a qualquer custo. Cada coração pulsará em verde e branco naquele belo estádio. E ao mesmo tempo, em um canto provavelmente atrás do gol, estará a nação vermelha. Independentemente do resultado do jogo de hoje, alguns milhares de corações rubros estarão no Alto da Glória, de camisa vermelha, representando milhões de apaixonados colorados espalhados pelo mundo afora. Tudo pela busca e pela realização de mais um sonho!

Nenhum comentário: