11 de fevereiro de 2009

CRÔNICA - Gre-Nal 374 em Erechim

A falta de tempo ocorrida, pessoalmente, desde o último final de semana, fez com que somente hoje, 11 de fevereiro, eu venha a descrever o que pude analisar do Gre-Nal disputado em Erechim, válido pela primeira fase do gauchão 2009. Em um ano que promete muito para os gaúchos, Inter – mais fortalecido e estruturado ano após ano - e Grêmio – cada vez mais reforçado com bons valores individuais – foram ao interior do Rio Grande com suas principais equipes, duelar em busca dos três pontos para dar “maior gordura para queimar” na seqüência do campeonato estadual.

Como a partida começou movimentada, e logo no início do jogo o Internacional abriu o placar com gol de D’Alessandro, era plenamente compreensível que o Grêmio buscasse mais ações ofensivas. Ao contrário, o Inter postou-se mais defensivamente, tentando os contra ataques puxados por Nilmar e Taison. Uma das principais figuras tricolores no meio campo foi Souza. O meia foi quem mais arriscou chutes a gol por parte do Grêmio. Lauro, do Inter, segurou bem as tentativas. Aparentemente, o Grêmio buscou mais vezes o gol – até por estar perdendo – mas, de fato, não as conseguia concluir com chances claras de marcar. O domínio tricolor era mais aparente do que efetivo. O Inter tentava contra ataques, mas parava, ora na defesa do Grêmio, ora em erros no passe final para a conclusão. Assim, o primeiro tempo encerrou com vitória colorada por um gol a zero.

No segundo tempo, o panorama inicial foi parecido com o da primeira etapa. O Grêmio tentava atacar e abafar o Inter. Conseguiu inclusive uma conclusão na trave do goleiro colorado. Com o Grêmio em cima, o Inter abusava de tentar os contra ataques. Já sem Alex em campo e com Andrezinho no meio, o competente meio campista reserva das estrelas coloradas teve uma boa conclusão, para a defesa de Victor. Nilmar ainda perdeu um gol quase de dentro da pequena área, onde Victor interceptou o chute. A entrada de Jonas, que ao meu ver é uma espécie de Andrezinho para o Grêmio – bom reserva imediato – deu ao tricolor uma melhor chegada no ataque e melhor movimentação ofensiva. E após falha individual de Índio, a zaga colorada ficou perdida no lance e Ruy cruzou para Jonas, sozinho em cima da linha do gol, apenas empurrar a bola para a rede, empatar para o esforçado time do Grêmio e correr em direção ao alambrado tricolor. Uma merecida igualdade no placar.

Destaca-se ainda um gol do Grêmio, legítimo, anulado pelo juiz da partida. Entretanto, o lance era do goleiro do Inter, que apenas desistiu de agarrar a bola após o apito do árbitro. Além disso, o Inter também foi prejudicado pelo número excessivo de faltas cometidas pelo time comandado por Celso Roth. Em uma delas, o talentoso Nilmar fez fila na defesa do Grêmio e antes de tentar marcar um golaço foi parado com uma falta digna de expulsão – o zagueiro faltoso do Grêmio era o último homem da linha de defesa e Nilmar, se passasse pelo defensor, entraria na área ficando apenas com o goleiro Victor na sua frente.

Para finalizar, em uma das avançadas rápidas do Inter para o ataque – já com Kleber tendo entrado no lugar do ídolo D’Alessandro – Taison deu passe preciso para Nilmar ganhar vantagem na velocidade contra o seu adversário e, após concluir o lance em um chute certeiro, marcar um golaço e dar números finais ao jogo. O Inter jogou um futebol mediano para a capacidade de seu elenco. E venceu. O Grêmio, que se esforçou demais para voltar a vencer um Gre-Nal, perdeu e, além disso, declarações lamentáveis de sua direção tentam transferir para a arbitragem uma culpa que é dela – diretoria. Mas é compreensível, isso faz parte de uma política ultrapassada de tentar maquiar os problemas do time, enganando o próprio torcedor. Essa prática era muito freqüente, por exemplo, nos times deficitários do Inter montados nos anos 90. O Grêmio, através da sua alta cúpula diretiva, ameaça “abandonar” o campeonato, jogando com a equipe de juniores. Seria uma equipe um pouco mais deficitária do que aquela que perdeu em Veranópolis. É lamentável.

Mas fica o registro da vitória do Inter, que agora possui vinte e uma vitórias a mais que seu rival na história do clássico. Foi um bom jogo e a torcida de Erechim está de parabéns por ter feito parte de um belo espetáculo nas arquibancadas do Colosso da Lagoa.

Nenhum comentário: