15 de fevereiro de 2009

EM BUSCA DA COPA ESQUECIDA NO TEMPO


Por Luciano Bonfoco Patussi
15 de fevereiro de 2009
www.supremaciacolorada.com


Após uma grande campanha, onde foram eliminados pelo “Colorado da Beira-Rio” adversários da estirpe de Corinthians, Grêmio e Palmeiras, o Internacional ergueu a Copa do Brasil, em uma emocionante decisão. A partida final, contra o Fluminense, foi dramática, a ponto de o time carioca, até hoje, reclamar do gol de pênalti duvidoso, marcado em uma cobrança raivosa do zagueirão Célio Silva, próximo ao final do jogo. Célio Silva fez história naquela boa equipe, que possuía também outros bons valores como Fernandez, Pinga, Daniel Franco, Élson, Ricardo, Marquinhos, Caíco, Maurício, Gérson, entre outros.

O cenário descrito acima representa o que aconteceu no segundo semestre de 1992, culminando em dezembro com a conquista da Copa do Brasil daquele ano, pelo Internacional - foto do time campeão em destaque. Após treze anos da última conquista (campeonato brasileiro de 1979), o Inter tornava a dar uma nova volta olímpica nacional. Foi uma importante vitória!

Poucos meses depois daquele feito, estávamos no início de um novo ano. Após eliminar o Ji-Paraná, de Rondônia, com goleadas de 6x0 e 9x1, o Internacional, que buscava o bi-campeonato da Copa do Brasil, deparava-se contra o Londrina, do Paraná. Após empate em 1x1 no norte paranaense, o Inter precisava apenas de um empate em 0x0 para passar à próxima fase do torneio.

O problema é que naquela noite, o Beira-Rio estava tenso, devido ao 0x0 que persistia até próximo do final da disputa. Erros ocorriam, o time não se acertava. Eis que, em um rápido contra-ataque, próximo aos quarenta minutos do segundo tempo, o Londrina abriu o placar. Um silêncio do tamanho do planeta tomou conta do estádio. Era preciso marcar um gol para levar a decisão para os pênaltis. Mas se o time se jogasse em cima do adversário, corria o risco de levar o segundo gol e terá eliminação sacramentada. Nenhuma novidade positiva para o torcedor colorado aconteceu até o final daquele jogo. Após o apito final, o Londrina vibrou com a vitória e o Inter acabou eliminado da Copa do Brasil de 1993. Era o início de uma triste sina.

De 1994 em diante, eliminaram o Inter da Copa do Brasil equipes como Ceará, Fortaleza, Paraná, América Mineiro, Juventude, Vitória, Paulista de Jundiaí e Sport Recife. Se não estou enganado, até o Clube do Remo, de Belém do Pará, passou pelo Inter em um desses anos passados. Os times do Inter não eram confiáveis. E além disso, não havia muito planejamento. Os resultados não poderiam ser diferentes. Mas enfim, é chegada à hora de dar a volta por cima para repetir uma importante conquista, que foi alcançada pelo Colorado uma só vez, há 17 anos. Um título de Copa do Brasil garante o clube na disputa da Copa Libertadores da América do próximo ano, dando a tranqüilidade necessária para a equipe disputar o campeonato brasileiro – e tentar conquistar mais um importante título no decorrer do ano!

Em pouco tempo, o Internacional estará no Mato Grosso. Um Estado acolhedor, que possui muitos gaúchos e descendentes por lá vivendo. Da mesma forma, muitos colorados! Será o início da Copa do Brasil de 2009. Os torcedores de Rondonópolis e arredores devem comparecer e prestigiar o time colorado e também o time da casa. No ano do centenário, não seria nada ruim – muito pelo contrário – uma conquista nacional sendo alcançada já na primeira metade da temporada. Assim sendo, a vaga na próxima Libertadores seria obtida de forma antecipada, bem como mais uma taça seria guardada no armário, mais uma faixa seria colocada no peito e o vermelho tomaria as ruas e as manchetes, novamente!

Mas nós torcedores temos uma responsabilidade: precisamos “fechar” junto com este time, a cada fase, a cada “mata-mata”. Não será fácil. Apesar da ausência dos times que irão disputar a Copa Libertadores, devemos lembrar que a Copa do Brasil sempre, ano após ano, apresenta surpresas. Além das surpresas, grandes clubes como Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Atlético Mineiro devem vir com sede de vitória. Será uma grande disputa. O apoio deve ser total, como sempre. Da mesma forma que foi contra o Palmeiras e o Fluminense 17 anos atrás. Da mesma forma que foi contra LDU, Libertad, São Paulo, Boca Juniors, Chivas e Estudiantes, mais recentemente.

Em campo, o time deve sentir que precisamos dessa copa. Queremos essa conquista. Precisamos saber e fazer o time entender que esse título pode trilhar um decorrer de 2009 mais tranqüilo, onde poderemos buscar ainda mais conquistas, visando abrilhantar mais ainda o ano do centenário colorado. Precisamos respeitar todos os adversários, sem temê-los. Esse time poderá fazer história novamente! Esse é o nosso desejo! Essa é a vontade de toda torcida do Internacional!

Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009, União de Rondonópolis-MT e Internacional. Pode ser o início de mais uma glória. Vamos acreditar, torcer e lutar!

Muita força, Inter! 100 anos. 100 mil sócios!

Nenhum comentário: