20 de fevereiro de 2009

DEBATE - Alex, Ulbra e o padrão tático do Inter

Por Luciano Bonfoco Patussi
20 de fevereiro de 2009

ALEX – Parte da imprensa anuncia o fato de Alex estar quase vendido ao futebol russo. Falta apenas o “já famoso fax” de autorização ser enviado pelos europeus. Fatos como este – anúncio de quase venda de algum importante jogador colorado – já ocorreram umas oitenta e sete vezes de 2006 para cá. É o preço que se paga por ser organizado, ter qualidade e conquistar títulos. Mas, se de fato, Alex – desta vez – sair para jogar no exterior, fica registrado o agradecimento da torcida colorada pelos seus quase cinco anos de Inter, por seus golaços e pelas oito taças no armário. É, Alex fez história! Sucesso à Alex, embora esteja supostamente partindo para um centro menos desenvolvido do futebol europeu. Isso “se” estiver partindo, de fato!

DERROTA EM RONDONÓPOLIS/MT – Eu sou uma das pessoas que mais defendo – ou defendia – o Internacional jogando com dois meio-campistas de maior qualidade ofensiva, unidos a dois atacantes – um de movimentação e um outro mais de área. Para isso, Bolívar seria o lateral, fechando mais a defesa. Com a derrota em Rondonópolis, para o União, na estréia da Copa do Brasil 2009, aliada à provável venda de Alex, fica uma dúvida no ar: não seria melhor o Inter ser escalado com dois laterais de maior qualidade ofensiva – Kleber pela esquerda e o jovem Arílton pela direita, tentando mostrar a que veio, com o jovem volante Sandro centralizado sendo o pilar defensivo do time, tendo Magrão e Guiñazú se revezando ofensivamente e defensivamente, sendo D’Alessandro o responsável pela criatividade do meio-campo do time, com Nilmar posicionado mais pelas pontas e um centro-avante (Alecsandro ou Walter) centralizado dentro da área? Muitos vão dizer: e o Taison, que está “gastando a bola”? Realmente, o “guri” está jogando demais. Diria que é a melhor figura do time neste momento. Bom, aí neste caso sairia do time Sandro e Bolívar deveria ser o lateral do time, enterrando de vez todas as possibilidades de qualidade ofensiva no apoio pelo setor direito. Ao meu ver, está no momento de compactar o time dessa forma, com Taison – mesmo em grande fase – sendo opção como o 12º jogador titular de uma equipe que possui boas opções no elenco. Além disso, dois laterais de bom apoio, com três volantes com qualidade ofensiva e de passe no meio campo, mais um meio-campista de armação, um ponteiro e um centro-avante dariam ao time uma compactação defensiva maior, com melhores opções de saída organizada para o ataque – tanto pela direita, como pelo meio ou pela esquerda. Isso tudo se considerarmos como verdadeira a notícia da septuagésima nona venda de Alex para o futebol do exterior em apenas cinco anos.

ULBRA – Ficou definido o adversário do Internacional nas quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho, equivalente ao primeiro turno do campeonato gaúcho. A Ulbra, de Canoas – que decidiu o estadual de 2004 contra o mesmo Inter, será o adversário colorado em jogo único nesta fase. O Internacional está a três jogos (todos no Gigante da Beira-Rio) de garantir presença na final do campeonato gaúcho – tendo chances de, se conquistar o segundo turno, vencer o campeonato estadual por antecipação. Mas para isso, muito respeito com os adversários e organização tática serão fundamentais. Alô, Sr. Adenor! Tite, tens ao seu dispor uma equipe de trabalho de causar inveja a qualquer treinador sul-americano e mundial!

Por enquanto, era isso. Fica a opinião exposta para debate! Um ótimo carnaval à todos!

Saudações coloradas!

Inter – 100 anos. 100 mil sócios! Associe-se você também!

Nenhum comentário: