27 de janeiro de 2009

Expectativa: Lateral esquerdo Kleber e atacante Alecsandro devem ser apresentados hoje

Por Luciano Bonfoco Patussi

Rumores dão conta de que o atacante Alecsandro, ex-Vitória, Cruzeiro e que estava no oriente médio, e o lateral esquerdo Kleber, ex- Corinthians, Santos e recentemente convocado para a seleção brasileira, serão apresentados hoje à tarde no Beira-Rio como novos reforços para o ano do centenário do Internacional. A direção, como de praxe e isso é correto, só oficializa e divulga após a assinatura do contrato. Ambos os atletas estão na faixa dos 27 ou 28 anos de idade. Se forem comprometidos com a profissão de jogador de futebol, tomando todas as precauções, dedicando-se aos treinamentos, respeitando o clube e o torcedor e adaptando-se a cidade, possuem qualidade suficiente para rapidamente assumirem, respectivamente, as camisas de número 6 e número 9 do time do Inter nesta temporada.

Confirmando estes reforços ao final da tarde de hoje, acredito que o grupo do Internacional estará fechado para o ano – isso se não tivermos nenhuma negociação dos principais jogadores colorados indo para o exterior, casos de, principalmente, Nilmar e Alex, que possuem interesse “extra-oficial” divulgado a todo instante. Quando digo “grupo fechado”, quero dizer que todas as principais carências do time estarão preenchidas. Lógico, faltou a contratação de um lateral-direito reconhecido e de ofício, mas isso é algo difícil de acontecer no mercado brasileiro. Hoje contamos com Bolívar na função e trouxemos Arílton, jovem revelação do Coritiba.

Mais ainda: quando falo em “grupo fechado”, e é importante que a direção do clube entenda assim, é necessário frisar que um time que alcançou nos últimos anos o status e o reconhecimento que o Inter adquiriu – clube de ponta, entrando favorito ao título em todas as competições que disputa – deve estar sempre preparado para reforçar o time com bons jogadores que, por ventura, estejam sendo colocados como disponíveis no mercado em determinado momento. Foi isso que o São Paulo, por exemplo, fez no início do ano. Não satisfeito com o tri-campeonato brasileiro consecutivo, o tricolor paulista foi às compras e reforçou ainda mais o time, tornando-se, desde já, favorito à conquista do campeonato paulista, da Copa Libertadores e do campeonato brasileiro de 2009. Todos foram reforços de primeira linha do futebol brasileiro.

Guardadas as proporções, é mais ou menos esta linha de pensamento que, acredito, o Inter está seguindo. Ao notar a carência na qualidade do apoio ofensivo na lateral pelo lado direito, o que foi feito? Foi firmado um lateral de boa marcação na direita e para disputar posição foi contratado um reforço que é uma jovem aposta. E espera-se compensar a aparente deficiência no apoio pelo lado direito, pelo lado esquerdo, trazendo para o setor canhoto um jogador em condições de lutar por vaga na seleção brasileira, que conta com boa marcação e ótimo apoio ao ataque, caso de Kleber. E a carência na capacidade de finalização estará sendo resolvida com a chegada do atacante Alecsandro. Lógico, isso tudo no “papel” é muito bonito e agradável de se analisar. Principalmente para o torcedor, a perspectiva é a melhor possível. Mas se falando de futebol, vamos esperar a confirmação da chegada dos reforços hoje para, após algumas partidas, fazer a avaliação. Devemos dar um tempo ao treinador para os resultados aparecerem.

Mas a tendência é de que o rendimento da equipe melhore consideravelmente, isso se for escalado com o quarteto ofensivo D’Alessandro, Alex, Nilmar e Alecsandro. Só espero que este quarteto, estando disponível, seja escalado pelo treinador colorado e que nenhum dos jogadores citados anteriormente fique no banco de reservas, para dar espaço a mais um volante no time titular.

A situação que o mercado de contratações impõe é de que alguns reforços demorem um pouco para chegar. É o caso de Alecsandro e Kleber. Mas vamos torcer pela chegada deles e aguardar os resultados dentro de campo!

Nenhum comentário: