22 de dezembro de 2008

O time da década de 1970. Os 29 anos da taça.

Por Luciano Bonfoco Patussi
22 de dezembro de 2008
www.supremaciacolorada.com

Em 23 de dezembro de 1979 o Brasil parou. O país foi todo tingido pelo vermelho do fervoroso amor colorado e pelo branco que representa a paz. Naquele dia, o Sport Club Internacional fechou os anos 70 como o “Time da Década”. Recordes foram quebrados. Tabus estabelecidos.

No início daquela temporada, o time do Inter sofreu algumas mudanças. Para se ter uma idéia, a equipe ficou de fora até mesmo da decisão do campeonato gaúcho. Entretanto, estava sendo montada uma estrutura de time que reconquistaria o Brasil, escrevendo páginas até hoje inigualáveis no cenário esportivo nacional.

Após derrotar o Palmeiras nas semifinais entre os maiores campeões do Brasil até então, o Internacional enfrentou o forte Vasco da Gama na decisão. Campeão em 1974, o Vasco lutava pelo bi-campeonato. O Inter, bi-campeão, lutava pelo tri. Tri legal, tchê! Ali nasceu aquela expressão que até hoje é usada pelos gaúchos em geral. “Mas bá, meu! Muito tri. Tri legal”.

Naquele 23 de dezembro, o Beira-Rio estava vermelho, lindo e vibrante. Após a vitória no Rio de Janeiro, o Internacional poderia até perder por um gol de diferença. Mas além de tri, era preciso fazer história e estabelecer uma marca. E o Inter foi pra cima do Vasco. Em uma grande atuação, com direito a um golaço do gênio da camisa 5, Paulo Roberto Falcão, o Internacional venceu o jogo, conquistou o título – tornando-se o maior campeão brasileiro da história – e de quebra, o fez de forma invicta. Em mais de vinte jogos, a equipe colorada não perdeu uma partida sequer. Este recorde segue até hoje sem ser alcançado por qualquer outra equipe do futebol brasileiro. Campeão brasileiro invicto.

23 de dezembro de 1979. 23 de dezembro de 2008. Completa 29 anos aquela data histórica para o futebol do Inter, gaúcho e brasileiro. Depois daquele dia, muitos clubes alcançaram o tri-campeonato. Outros ultrapassaram esta marca. Outros tantos lutam até hoje, sem sucesso, para ser tri. Mas campeão invicto só existe um. Jamais será igualado! Jamais!

Naquela data, o Inter conquistava seu terceiro título nacional. Tinha ainda vinte e cinco campeonatos estaduais. O segundo maior campeão do Rio Grande tinha em sua vasta galeria vinte e um títulos estaduais e cerca de, mais ou menos, deixa eu ver. Bom, deixa pra lá. O melhor seria fazer como os zebrados faziam na época. Não falar de futebol. Falar sobre qualquer coisa: política, férias, turismo, família, novelas. Menos futebol.

A nação colorada está de parabéns pela passagem dos 29 anos da conquista do inédito até então, e inigualável para sempre, título de tri-campeão brasileiro invicto de futebol. Inter 79. Mortífero.

Nenhum comentário: