17 de dezembro de 2008

Fardado de branco e o vermelho no coração

Por Luciano Bonfoco Patussi
17 de dezembro de 2008
www.supremaciacolorada.com

No exato instante em que Fernandão erguia a Copa do Mundo para o Internacional, era possível ouvir aplausos no estádio em que a partida decisiva contra o Barcelona – forte, poderoso e milionário – foi disputada, em Yokohama. A saudação coletiva não vinha apenas das arquibancadas japonesas, nem de Porto Alegre ou de qualquer parte do Rio Grande e do Brasil. Aquela homenagem que todos podiam ouvir de algum lugar, mas que ninguém enxergava de fato naquele momento, era feita pela memória dos amantes e dos deuses do futebol. Aqueles aplausos eufóricos e incontidos vinham da história do Real Madrid de Puskas. Do Santos de Pelé. Do Estudiantes de “La Bruja” Verón. Do Ajax de Cruyff. Do Flamengo de Zico. Da Juventus de Platini. Do São Paulo de Raí. Do Boca Juniors de Riquelme. De tantos outros times e craques.

Grandes equipes fizeram história no futebol. Entretanto, um seleto grupo de clubes até hoje conquistou a Taça Mundial Interclubes (ou Copa Intercontinental, como queiram chamar – o que não é demérito e, para a história, em minha particular e modesta opinião, vale como um título mundial).

Clemer, Ceará, Índio, Eller, Cardoso, Edinho, Monteiro, Alex, Fernandão, Iarley, Pato, Vargas, Adriano e Luiz Adriano. Abel Braga e Paulo Paixão. Fernando Carvalho, Vitório Píffero e tantos outros. Esses caras fizeram história! A alegria, o orgulho, a euforia e a emoção transbordavam em milhões de corações colorados espalhados pelo mundo afora! No Brasil, naquela ensolarada manhã de domingo, quase ao final do ano de 2006, “era colorada a cor do nosso sentimento, minha alegria era o Internacional, e no Japão em 17 de dezembro, nós conquistamos a taça do mundial”.

Parabéns, Sport Club Internacional. Parabéns, torcedor colorado! Há dois anos, o heróico, aguerrido e bravo time do Inter conquistava – fardado de branco e o vermelho no coração – a Taça Mundial Interclubes no Japão!

Nenhum comentário: