11 de dezembro de 2010

TP Mazembe: perfil histórico do adversário do Inter


Por Luciano Bonfoco Patussi
11 de dezembro de 2010

O município de Lubumbashi possui aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Localizada bem ao sudeste da República Democrática do Congo (ex-Zaire), Lubumbashi fica próxima a fronteira com Zâmbia, sendo a segunda cidade mais habitada da nação. A população total do país gira em torno de mais de 60 milhões de habitantes, sendo que estes dados são relativamente antigos e já devem ter sofrido alterações. A República Democrática do Congo tem aproximadamente 2.300.000 km² de extensão territorial. Sua capital, Kinshasa, possui cerca de 6,2 milhões de habitantes.

Lubumbashi, no cenário esportivo local, é conhecida por possuir dois grandes clubes de futebol da República Democrática do Congo: um deles é o TP Mazembe, campeão do campeonato congolês em dez oportunidades e campeão da Copa do Congo por cinco vezes. O outro grande clube da cidade é o FC Saint Eloi Lupopo, grande rival do TP Mazembe, campeão congolês seis vezes e campeão da Copa do Congo em uma oportunidade.

Ambos fazem parte do seleto grupo dos quatro maiores campeões de futebol do país. Os outros dois grandes clubes da República Democrática do Congo são o DC Motema Pembe e o AS Vita Club, ambos da capital Kinshasa. O primeiro, foi campeão congolês doze vezes. O segundo, venceu o campeonato nacional em onze oportunidades.

Em se falando de títulos no cenário continental, o confronto dos clubes da capital Kinshasa contra a tradicional cidade de Lubumbashi apresenta ampla vantagem para a segunda. Para Kinshasa, o AS Vita Club obteve a conquista da Liga dos Campeões da África em 1973. Para Lubumbashi, os títulos continentais são todos do TP Mazembe: 1967, 1968, 2009 e 2010.

Sediado em uma cidade com número de habitantes equivalente a 80% dos moradores da capital gaúcha e situado no 12º maior país do mundo em área territorial - equivalente a pouco mais de oito vezes o tamanho do território do Rio Grande do Sul - o TP Mazembe eliminou o Pachuca do México do Mundial de Clubes da FIFA de 2010. Seu próximo adversário é o Internacional, que está em busca do bicampeonato mundial.

Pelo que se viu do confronto contra o Pachuca, o Todo Poderoso Mazembe, como o alvinegro de Lubumbashi é conhecido em sua terra, tem uma equipe que busca o ataque com jogadas aprofundadas e que não perdoa espaços para o chute a gol: seus jogadores arriscam a conclusão da jogada de qualquer parte do campo, sem medo de ser feliz.

Nesta análise de apenas uma partida, é possível perceber ainda que, eliminando espaços e exercendo pressão na saída de bola, o Inter terá grandes chances de roubar a bola perto da zona de conclusão, confundindo a defesa adversária, que não possui jogadores de maior qualidade técnica. Entretanto, no campo de defesa e sem a posse da bola, o TP Mazembe procura voltar todos os seus jogadores, a fim de encurtar espaços, dificultando o toque de bola.

Entretanto, uma partida é pouco para se ter uma análise mais próxima da realidade, em relação a uma equipe desconhecida dos brasileiros. Conhecida e multicampeã no Congo, o TP Mazembe se diz azarão no mundial. Mas merece respeito e é dessa forma que será tratado pelo Inter: com respeito. É assim o Inter irá agir. É assim que o Clube do Povo, anseiam seus milhões de apaixonados torcedores, obterá a classificação para a decisão do Mundial de Clubes de 2010.

Prepare-se, torcedor colorado! Acabaram-se as noites. Todos em claro. Cada segundo passará a ser minutos, cada minuto se tornará horas! Em pouco tempo, ao som da maravilhosa canção que representa o Hino da FIFA, o Internacional e seu bravo adversário estarão perfilados, entrando no gramado, em busca da realização de mais um sonho! Haja coração!

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010, 14 horas (Horário de Brasília-DF), SEMIFINAL DO MUNDIAL DE CLUBES 2010: Sport Club Internacional x TP Mazembe

O INTER É O BRASIL NO MUNDIAL DE CLUBES!

Um comentário:

Anônimo disse...

MAZEMBE 2 X 0 Inter