20 de dezembro de 2010

Debate: técnico do Inter em 2011

Por Luciano Bonfoco Patussi
20 de dezembro de 2010

A temporada 2011 já começou, pelo menos nos bastidores. No ano que se inicia, o Internacional terá pela frente a disputa do campeonato gaúcho, da Taça Libertadores da América, da Recopa Sul-Americana e do campeonato brasileiro. No caso de o time conquistar o título da Taça Libertadores novamente, o Colorado terá ainda o Mundial de Clubes pela frente. O momento de planejar a temporada que se inicia é fundamental. Elaborado de forma correta, o planejamento tende a facilitar as tomadas de decisão que deverão ocorrer nos momentos de turbulência do restante da temporada.

Será o início da gestão do presidente Giovanni Luigi e o Inter necessita manter o nível técnico dos últimos anos, sempre disputando os campeonatos com reais chances de vitória. Todo o planejamento deve levar em conta equívocos que, por ventura, tenham sido cometidos em outras oportunidades – os quais não vou descrever aqui, pois esse não é o intuito do presente tema exposto. Além disso, o time em campo precisa ter comando, padrão tático e alternativas diferenciadas, tanto no quesito das jogadas quanto da parte tática. É hora de decidir quem será o treinador do Internacional para o ano de 2011.

Celso Roth tem contrato com o Internacional até o final de dezembro de 2010. De fato, o treinador que venceu a Taça Libertadores deste ano tem um histórico de bons trabalhos por onde atuou profissionalmente, apesar de poucos títulos conquistados. A Taça Libertadores de 2010 foi o grande feito da carreira do treinador Celso Roth, o qual considero um bom profissional do futebol brasileiro.

Agora, deixarei minhas opiniões pessoais: é lógico que sou um torcedor e, independentemente de quem estiver na casamata comandando o time, vou torcer junto. Mas considerando a visão que tenho de fora do vestiário, levando em conta todos os momentos de Roth no Inter, desde o título continental, passando pela arrancada forte e posterior desleixo no campeonato brasileiro, e finalizando com a atuação do time no Mundial de Clubes, eu considero o início de uma nova temporada ser o momento ideal para uma mudança no comando da equipe. Posso estar equivocado, mas é nisso que creio.

Entretanto, a saída de Roth do comando técnico só deverá ocorrer no caso de o Inter conseguir qualificar mais o seu comando. Não é momento para apostas no comando técnico do time, visto que o momento é de concentração total, pois a Taça Libertadores 2011 será dificílima e terá grandes rivais na disputa. Voltando um pouco no tempo, vale lembrar que os anos da década de 1990 tiveram em Telê Santana, Luis Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo os maiores ícones do comando técnico de clubes brasileiros.

Já os anos da década de 2000 iniciaram com Luxemburgo e Felipão sendo os treinadores de primeira linha do nosso futebol. Era chegado o momento de uma grande renovação nos nomes dos comandantes das equipes brasileiras. Naturalmente, surgiram novos treinadores que passaram a fazer grandes trabalhos em solo nacional, aliando continuidade com resultados expressivos e sequenciais. Eis que surgiram:

Muricy Ramalho, que não sairá em 2011 do Fluminense, onde tem um grande contrato, um elenco forte e que pretende disputar para vencer todos os títulos de 2011; Mano Menezes, que devido aos bons trabalhos realizados, chegou à seleção brasileira, de onde não deverá sair tão cedo; Dorival Júnior, que é um técnico de futebol estudioso, inteligente e que cresce ano após ano, sempre conquistando títulos por onde trabalha, deixando sua marca positiva nos clubes por onde passou.

Dos três nomes acima citados, Dorival Júnior é o treinador com quem existiria reais possibilidades de negociação, embora o mesmo tenha contrato em vigor com o Atlético Mineiro, onde chegou em uma situação difícil e, com competência, auxiliou o time mineiro na fuga do rebaixamento, mostrando por qual motivo é admirado por boa parcela dos torcedores dos times brasileiros. Particularmente, em minhas análises realizadas um ou dois anos atrás, é possível notar que admiro o trabalho de Dorival Júnior antes mesmo de 2008, quando o profissional ainda não havia conquistado títulos de âmbito nacional. Mas, já naqueles tempos, seus trabalhos eram de reconhecida qualificação.

Este seria o nome do momento para comandar o Internacional: Dorival Júnior. Conversar com o profissional, mostrar um planejamento coeso e apresentar uma proposta de trabalho não é pecado, não é feio, tampouco antiético. Isso demonstraria que o Internacional está pensando muito grande, em se falando de títulos na temporada de 2011. Ter Dorival Júnior na casamata é garantia de títulos? Lógico que não. Essa analogia não deveria existir no futebol. Não é apenas um fator que define os resultados no futebol. É um conjunto. Mas, com Dorival Júnior no Inter, pelo menos haveria a garantia de ter no time um comandante que cresce, como profissional, ano após ano, buscando maior reconhecimento e títulos em sequência e em grande quantidade.

Além de Dorival Júnior, seria aceitável no comando do Inter o nome de Paulo César Carpeggiani, que atualmente está no São Paulo. Mas, com contrato em vigor com o Tricolor Paulista, dificilmente Carpeggiani sairia do time. Paulo Roberto Falcão, pelo que vejo em boatos lançados por parte da imprensa, deseja voltar com força para a casamata, investindo forte na carreira de treinador. Este seria outro nome extremamente válido, embora suas breves passagens anteriores, no lado de fora das quatro linhas, ainda não tenham resultado em títulos. Falcão entende de futebol, sabe como funciona o vestiário e é um nome de respeito. Diria que é um dos maiores nomes – isso se não for o maior – da história do Internacional. Em um elenco como o do Inter, com quatro ou cinco pontuais reforços dentro de campo, Falcão teria todas as ferramentas para a realização de um trabalho competente.

Esta é minha opinião, exposta para debate. Posso estar equivocado? Posso, afinal de contas, minha opinião é de fora do ambiente interno do clube. Críticas fundamentadas e opiniões serão muito bem recebidas. Sobre jogadores, reforços e dispensas do elenco, em breve farei uma análise e trarei para o conhecimento dos torcedores. Uma grande saudação para todos os leitores!

Nenhum comentário: