15 de dezembro de 2010

Amores de verdade

Por Luciano Bonfoco Patussi
15 de dezembro de 2010

Não arriscarei uma tentativa de explicar o inexplicável, medir o imensurável e, tampouco, tocar o intangível. O Inter perdeu. Estou zonzo. A ficha ainda não caiu, pois acostumamo-nos a ganhar demais. E dizer isso não é arrogância. A seguir vocês entenderão. Já disse certa vez o jovem e talentoso escritor colorado Pitta, mais ou menos assim: “não torço pelo Inter devido as suas vitórias, nem mesmo por seus títulos. Um colorado opta pelo vermelho pela essência da camisa e pela história que representa o time da beira do rio”. É isso que me fez ser colorado. Não só eu. Todos nós!

Ser colorado é a maior dádiva que poderia ser proporcionada a qualquer torcedor, de qualquer continente, nos últimos tempos. O Inter decide títulos. Não ganha todos. Mas decide. Quem decide, tem chances reais de título. Qual torcedor não gostaria de fazer parte desta história? Pois bem, em determinadas vezes, é preciso algum tombo nos mostrar que somos mortais. E como é bom ser mortal! Todos já devem ter ouvido a célebre frase que diz: “quanto maior o coqueiro, maior é o tombo”. Pois é. Hoje, após derrota colorada para o congolês Mazembe, rivais se contorceram na tumba, fogos explodiram nos céus e cornetas foram ouvidas em todo o canto do mundo. É, povo colorado, o Inter é gigante! Seu escorregão causa orgias liberadas pelo mundo afora.

Entretanto, precisamos reconhecer: torcemos por um clube de raízes populares e humildes. Realmente, pelo que se viu dentro do gramado, o Inter não mereceu vencer. O time colorado foi ao mundial, carregado nos ombros de milhões de almas vermelhas, mas deixou a desejar. Preparação insuficiente? Planejamento equivocado? Tensão eleitoral? Insuficiência técnica? Isso não importa. Não mais interessa!

O que importa é que em 2010 o Internacional foi eliminado pelo Mazembe, da República Democrática do Congo, na fase semifinal do Mundial de Clubes. Isso será lembrado para sempre, tal qual aquela rasteira que o colorado levou do Juventude, em 1999. Parecida com aquela tragédia ocorrida contra o Olímpia, em 1989. Você foi “menos colorado” por tudo aquilo que aconteceu em determinado momento da história? Eu não fui. Você, tenho certeza, também não foi. Seu coloradismo foi reabastecido naqueles momentos!

Torcedor colorado, raciocine comigo: qual o clube que cresceu apenas com vitórias? Não foi o Inter. O Inter, que nasceu popular e humilde, tem de reaprender a lidar com a derrota. Não que ela deva ser costumeira, muito pelo contrário. Mas uma eventual derrocada servirá para que o Inter alcance novos horizontes, sem jamais esquecer sua história, sem sequer ousar apagar determinada decepção coletiva que possa ter ocorrido em determinado momento da nossa existência. Isso se justifica, até porque amores de verdade, vez ou outra, decepcionam. Mas se fortalecem. Já a palavra fiasco, esta tem outras cores, outra filosofia e outra história.

5 comentários:

Lane disse...

Parabens pela tua mensagem. Hoje ainda estamos chateados, mas o INTER é paixão e nada ira nos separar. Saudações COLORADAS

Anônimo disse...

Prezado Luciano,

Li sua "Carta de Amor ao Inter" (e que linda carta por sinal, emocionante) na Comu do Inter. Mas fiz questão de te responder aqui no blog pra dizer que é esse sentimento que andamos saudosos no Gigante da Beira-Rio - o sentimento de amor incondicional e de humildade, do verdadeiro CLUBE DO POVO DO RIO GRANDE DO SUL!!! Ser o Clube do Povo é a senda do Internacional e assim será. Chega de arrogâncias, de ter que provar para os outros quem é mais colorado do que quem. Ser Colorado representa um estado de espírito que não cabe numa vitória, por mais epopéica que possa parecer.

PARABÉNS PELO DOM DE TUAS PALAVRAS!!!

Um abraço,
Anelise

Anônimo disse...

Lane, Anelise... muito obrigado por suas palavras e seus elogios.

Na verdade, esse é um momento, ainda, de difícil assimilação para nós colorados. A ficha ainda está caindo. Perdemos uma oportunidade ímpar. Mas o fato é que, às vezes, alguns tombos memoráveis acabam auxiliando em uma breve volta por cima.

E isso foi o que tivemos: um tombo memorável. Uma grande decepção esportiva. Isso será lembrado para sempre, por todos nós colorados. Sabem por qual motivo? Simplesmente pelo fato de que a maioria esmagadora dos colorados lembram SEMPRE de TODAS as VITÓRIAS e de TODAS as DECEPÇÕES da equipe vermelha.

Há pessoas que se dizem torcedores, mas que quando sua equipe não está em um grande momento esportivo, estes "torcedores" preferem falar de política, religião, moda, qualquer outra coisa. Menos futebol. Estes, só lembram de glórias. Isso porque vivem de títulos e não da história de modo global.

Neste ponto, o colorado é totalmente diferenciado. Sua origem e o correr dos anos, até surgir o amanhã, prova isso!

Muito obrigado!

Um abraço

Saudações esportivas e coloradas!

Luciano B. Patussi

Somos As Meninas da Mureta... disse...

Parabéns pelo texto amigo! Por ser um belo texto é que postamos em nosso blog e passamos a procurar o autor. a partir de agora, somos suas seguidoras... Obrigado por teres abrilhantado nosso blog com texto de tamanha grandeza... Meninas da Mureta.

Anônimo disse...

Hahahaha ses textos são tão ingrasados que quase min migei rindo.