10 de agosto de 2008

REFLEXÃO - Oito ou oitenta e a "cara" de time

Sempre será difícil para um colorado admitir o bom momento vivido pelo rival da Azenha. Um tricolor admitir o sucesso colorado, também é algo quase impossível. Dentro do futebol, o Gre-Nal é para muitas pessoas o clássico de maior rivalidade do futebol brasileiro. E isso, para nós colorados, significa dizer que o Grêmio é líder do primeiro turno do campeonato brasileiro por pura incompetência dos demais. Só que o futebol não deve ser, nunca, “oito ou oitenta”. Deve-se buscar o equilíbrio nas análises, para buscar o equilíbrio em campo também.

O Grêmio não é nenhuma seleção. Mas faz uma campanha magnífica neste primeiro turno do certame nacional. Isso é algo inegável. É só pegar a tabela e olhar. Analisar. Os “outros” estão fracos, entregando jogo ou sendo vítimas de anti-jogo gremista. Este tipo de argumento é o que utilizamos. E “eles” também utilizariam “e utilizam” esses argumentos, sempre, para desmerecer nossos feitos. Mas independentemente de adversários enfrentados, o rival faz uma bela campanha. Não é uma seleção como já citei, mas tem conjunto. Conjunto este dado por Celso Roth, após muito trabalho. Após muita desconfiança. E isso não é demérito.

Enquanto os times entrarem em campo não respeitando o Grêmio, vão continuar perdendo deles. Porque se eles não tem grande talento individual, tem conjunto e um time que tem jogado com vontade. E todos os times do Grêmio que foram campeões, foram formados sem quase ninguém acreditar nas vitórias. Nem mesmo parte de sua torcida. E quando todos se dão conta, lá estão eles, na decisão. Mas o Inter é assim também. Antes que perguntem: Não, não sou gremista e também acho que o Grêmio não mantém esse ritmo até o final do campeonato, a ponto de ser campeão. Isso é minha torcida, mas também uma convicção – mas posso estar errado, só o tempo dirá. Mas “eles” já deram um grande passo para estar, pelo menos, na Copa Libertadores de 2009. Isso também é inegável.

O que queremos para o Inter? Cara de time. Hoje nós temos um bom grupo, que ainda conta com algumas deficiências que devem ser resolvidas. Mas ainda não temos um time. Isso é fato. Hoje o Inter é o Inter que jogou contra o São Paulo e contra o Coritiba? Ou é o Inter que enfrentou Santos e Ipatinga? O Inter é o Inter que enfrentou o Cruzeiro? Ou é o que enfrentou o Fluminense? A irregularidade é grande. Hoje temos grandes jogadores que, espero, venham a formar um grande time que nos encha de esperança dentro do gramado ainda em 2008. Para isso, temos que buscar a regularidade. Não devemos ser “oito ou oitenta”.

E o grande momento do Grêmio? Sinceramente, isso pode incomodar, eles podem nos zombar. Mas é o momento deles. Vamos deixar eles vibrando com a atualidade vivida. Vamos vivenciar o dia-a-dia do Inter e buscar aperfeiçoar nossa equipe para criar uma identidade de time de futebol. E após isso, nós vamos vencer. E então será o momento deles nos falarem que o Atlético e o Figueirense são fracos. Que ganhamos no apito. Assim como eles já justificaram – e vão continuar justificando – nossas vitórias no passado e no presente.

E hoje mesmo, esperamos encerrar o primeiro turno com três pontos. A reestréia do talentoso Daniel Carvalho e do General Bolívar são motivos para nos encher de esperança em reeditarmos nossos melhores momentos dentro de campo. E para isso, esperamos ver um lateral-direito se firmar como titular, Nery deverá assumir a camisa 6 e jogar o que jogava há três anos e teremos de escalar dois meio-campistas ofensivos. Três ou quatro volantes não produzem nada, isso é fato. Nosso treinador precisará ver isso logo. Precisamos enxergar nossos problemas para melhorar. E vamos melhorar.

Temos um bom grupo que, com poucos ajustes, força e confiança, vai formar um grande time. Vamos para a Libertadores em 2009 com a força da torcida e, tomara, tenhamos chance de chegar nas últimas rodadas do campeonato brasileiro de 2008 brigando pelo título – embora hoje seja difícil, para muitos, imaginar que isso seja possível. A corrida pela vaga na Copa Libertadores e pelo difícil título do certame nacional deve começar hoje. Inter e Figueirense. Todos ao Gigante. Força Inter

Nenhum comentário: