26 de agosto de 2008

FORÇA INTER – Comendo a grama do Olímpico

Há cerca de vinte anos estavam em campo, frente a frente, Internacional e Grêmio. O clássico era decisivo. Quem vencesse aquela batalha decidiria o campeonato brasileiro daquele ano e, de antemão, já estaria classificado para a próxima edição da Copa Libertadores da América.

O Grêmio vinha de um início de década com vitórias e títulos inéditos. E o time tricolor do final dos anos 80 também era muito forte e tinha individualidades muito qualificadas. Já o Internacional formava, aos poucos, uma nova geração de talentosos jogadores que formaram uma equipe muito boa que, se passava longe da equipe de dez anos antes, ao mesmo tempo enchia o torcedor de esperança de reviver os velhos tempos. Faltaram títulos naqueles anos. Particularmente, não lembro daquela partida decisiva. A única coisa que tenho a certeza absoluta é que, naquela data, o Beira-Rio estava lindo, vermelho e vibrante, como de costume.

Aquele Beira-Rio, com todos os adjetivos que cabiam a ele e aos aproximadamente 80.000 seguidores que lá acreditavam na vitória a cada minuto, assistiu ao time da camisa vermelha derrotar, de virada e com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o seu maior rival. Aquele que diz ser o símbolo da raça maior do futebol mundial, naquela data, sucumbia. Aquele mesmo, o único clube mundial dotado do espírito “copeiro”, era destroçado diante da massa e do time vermelho. Vermelho, colorado! Raça, fibra, um homem a menos e milhares de corações a mais jogando junto!

Aquele time do Grêmio, derrotado no “Gre-Nal” do século, era muito forte. Tão ou mais forte que o Internacional. Em campo, eles lutaram. Mas também esnobaram. Os vermelhos lutaram mais. Suaram mais. Respeitaram mais. E de lá, os vermelhos saíram vitoriosos. Respeitados. Eternizados.

De lá para cá, em “mata-matas” nacionais e internacionais, foi exatamente isso que voltou a ocorrer, anos depois, na Copa do Brasil, na Pré-Libertadores e na Copa Sul-Americana: O Inter na frente, vencedor! O Inter comendo mais grama e cuspindo mais sangue do que o Grêmio. Esse é o verdadeiro Inter! É só isso que o torcedor quer!

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008, Copa Sul-Americana, Olímpico, Gre-Nal. Força, Inter! Força!

Nenhum comentário: