17 de maio de 2010

Mais madrugadas de angústia, crença e paixão

Por Luciano Bonfoco Patussi
17 de maio de 2010

Parece que pouco importa uma imponente vitória do Inter, de virada, sobre o Goiás. Não vale praticamente nada a bela atuação da equipe reserva colorada em Goiânia. Mas ela vale muito, tenha certeza disso. A virada no placar e a afirmação de jogadores como Walter, Everton e até mesmo Derley na equipe principal vermelha parecem ter pouco valor em um momento como este. Porém, de fato, é inegável a importância da vitória obtida na corrida pelo fim do jejum de títulos do Inter no âmbito nacional. Entretanto, neste momento, o torcedor colorado só respira e vive Estudiantes a cada minuto. Isso é inegável. É como se o atual campeão da Libertadores fosse oxigênio nos pulmões de cada torcedor vermelho. Vai ser difícil, tenha certeza. Mas nada é impossível.

Toda nação de apaixonados torcedores colorados passa, novamente, por momentos marcantes e inesqucíveis, iguais aos vividos em 2006 nas quartas de finais da Copa Libertadores da América. Mais de um mês de espera causaram angústia e foram decididos em quarenta e cinco minutos de luta contra a LDU. Com um calendário de espera menor do que o vivido quatro anos atrás, o colorado vive 2010 com lampejos de memória de um passado pouco recente. Naquela época, Sóbis, Alex, Tinga e Fernandão foram decisivos e abriram o caminho para momentos marcantes. Cabe a Walter, Taison, Alecsandro, D'Alessandro, Giuliano, Andrezinho e todos mais, lutar para tentar escrever, com suor, sangue e lágrimas, mais uma bonita história na galeria colorada de grandes façanhas, classificações e títulos.

Sofre quem espera. Tem esperança quem acredita. Esperar vale a pena. O sabor de uma vitória jamais se apaga. Não há como comparar momentos distintos, é verdade. Mas estes instantes servem de inspiração, é inegável. O Internacional vai à Argentina carregando milhões de torcedores nas costas. Todos acreditam em mais uma memorável jornada. O colorado sabe que, para ser campeão, precisa marcar época. Sempre. Jamais se viu um time sofrível ou mediano, do Inter, ser campeão. Para virar poster comemorativo, o time colorado precisa ser muito melhor do que seus adversários. Isso para ninguém jamais esquecer. Por isso torcer para o Inter é apaixonante. Um bom time do Inter é apenas vice-campeão. No máximo isso. Só. Por outro lado, uma memorável equipe colorada, quando consegue aliar técnica refinada com garra e padrão tático elevado, ninguém segura. É nessa filosofia que o time do Inter crê. É esse pensamento que seus torcedores seguem. É por isso que o Inter cresce a cada jogo e a cada fase ultrapassada.

Na próxima quinta-feira, vale a pena acreditar novamente. Contra todos que estiverem de lado oposto, o Internacional irá a campo contra o Estudiantes e lutará com todas as forças para buscar, mais uma vez, ficar entre os quatro melhores times da América. Se isso acontecer, com o Inter eliminando o atual campeão da Copa Libertadores, todo torcedor colorado viverá mais madrugadas de angústia, espera, sofrimento, crença e paixão. Assim como aquelas vividas em 2006. Passará mais uma Copa do Mundo. O relógio ficará paralisado. A televisão, emudecida. O torcedor colorado, inquieto. O Inter marcará época, novamente. Tudo valerá a pena, outra vez. Quinta-feira, Estudiantes e Internacional jogarão na Argentina. O Estudiantes é respeitável. O Inter, não é menos. Vai ser uma grande batalha! Colorado, acredite!

Um comentário:

--------------- disse...

parabéns pelos seus textos cara
muito bons