29 de abril de 2010

Vitoriosa "Academia do Povo": motivação e volta por cima

Por Luciano Bonfoco Patussi
29 de Abril de 2010

No distante ano de 1982, o Internacional vencia o Grêmio no Estádio Olímpico por 2x0, conquistando o título de campeão gaúcho daquele ano na casa do rival. Vitórias dentro do campo do maior adversário costumam ser difíceis e saborosas. Títulos então, nem se fala! É preciso muita luta e dedicação! Pois desde 1982 o Internacional não consegue dar uma volta olímpica dentro do estádio do Bairro Azenha. Isso é um tabu existente há quase três décadas na história e na memória do torcedor. É importante saber que tabus existem para ser quebrados, cedo ou tarde. Assim foi no domingo passado, quando o Grêmio construiu vantagem para a grande decisão, vencendo o Colorado dentro do Estádio Beira-Rio. Pelo campeonato regional, uma vitória gremista no Bairro Menino Deus não acontecia há quase uma década! E voltou a acontecer no final da semana que passou.

Qualquer ser humano que aprende a andar de bicicleta, jamais esquece. O mesmo vale para muitas atividades na vida. Para o futebol, essa regra também é válida. Entretanto, para não haver nenhuma injustiça, é importante dizer que andar de bicicleta é bem mais fácil do que jogar futebol profissional. No ciclismo amador, não há adversários fortes tentando nos impedir de alcançar um objetivo. Não há cobrança por resultado, pois não há mais de uma pessoa ou equipe buscando a vitória em um mesmo campo, pista ou espaço. Apenas pedalamos. Entretanto, ao pedalar, algumas vezes, ocorrem dificuldades, verdadeiras pedras no caminho: o pneu murcha. A correia cai. Há desequilíbrio e queda. E há volta por cima. E isso torna o caminho de volta muito mais saboroso!

Em um momento de dificuldade como o que é vivido atualmente, é normal que haja desconfiança por parte da torcida do Internacional para com o time. Há os mais fanáticos, os mais realistas, os mais críticos, porém, não há menos paixão nem devoção. E é com base nessa religião que nós, milhões de torcedores do Internacional, queremos destacar que acreditamos em cada um de vocês, jogadores colorados! Acreditamos na força da camisa vermelha! Ninguém desaprende a andar de bicicleta. Nem mesmo desaprende a jogar futebol. As dificuldades são normais em qualquer atividade. Resultados, às vezes, somem. Mas se uma equipe é forte e tem vontade, esses mesmos resultados voltam a aparecer, em forma de luta, sangue, suor, aplauso, faixa no peito e taça no armário! Na realidade, só acredito em motivação para as boas equipes. Uma equipe sem qualidade, se jogar motivada, assim vai perder: será derrotada, mas com os brios a flor da pele. Não é o caso do Inter! O grupo colorado é muito bom! O técnico e sua comissão são competentes! E os resultados vão aparecer! No próximo final de semana, se dará a volta por cima!

Independentemente de críticas que nesse instante possam ocorrer de todos os lados, a grande maioria do torcedor acredita em vocês, jogadores e candidatos a ídolos da história colorada! Não é hora de fazer terra arrasada, muito pelo contrário! Melhor do que isso, temos certeza que o melhor será realizado por vocês. Não haverá somente vontade! Vocês sabem jogar! São bons no que fazem! São profissionais! São competentes e vão provar isso! No Olímpico, se o Grêmio correr, o Inter correrá duas vezes mais, tenho certeza! Se o Grêmio marcar, o Inter vai se desdobrar na marcação e vai superar seu rival. Isso porque a qualidade existe. E existe paixão e crença! O Inter vai, respeitando o Grêmio, para cima dele em busca de obter, para a alegria e a satisfação do seu torcedor, o 40° título de campeão gaúcho, aumentando ainda mais o número de títulos de sua hegemonia regional! Se o melhor possível for executado por vocês jogadores colorados no Olímpico, independentemente da conquista ser obtida ou não, nós torcedores saberemos reconhecer. O nosso futebol irá deslanchar! E o problema todo será empurrado para o time do Banfield, que terá que suportar a pressão da Academia do Povo, vitoriosa, na próxima semana!

Nenhum comentário: