9 de julho de 2009

RECOPA: FAIXA NO PEITO E TAÇA NO ARMÁRIO

Por Luciano Bonfoco Patussi
09 de Julho de 2009

Ouço muitas pessoas falarem da pouca importância da Recopa Sul-Americana. Muitos que tem esse pensamento, inclusive, já viram sua equipe de coração vencer este troféu. É preciso entender. E entendo parcialmente. A Recopa é um torneio continental, disputado em dois jogos, em caráter de premiação. Ela põe frente a frente o campeão da Copa Libertadores da América e o campeão da Copa Sul-Americana (Anos atrás, quem disputava era o campeão da Supercopa da Libertadores e, posteriormente, o campeão da Copa Mercosul).

Como a Recopa tem caráter de premiação a dois grandes campeões continentais, não deve servir para abalar estruturas em caso de derrota, nem para "cegar" problemas, em caso de sucesso. Isso também é verdade. Para muitos torcedores - de diferentes clubes, a Recopa, realmente, não faz falta. Estes, podem ter certeza, sequer chegam até ela atualmente. Isso porque, para lhe disputar, é preciso ser campeão de algo grandioso e importante, e não apenas disputar e - tentar - sair campeão.

Nesta noite, o Internacional estará em Quito, no Equador, buscando mais um troféu para sua vasta galeria de sucessos e vitórias. Este troféu já foi erguido pelo Boca Juniors por quatro oportunidades. O Olímpia e o São Paulo também a venceram, estes, por duas vezes. O Inter terá uma disputa dificílima pela frente, visto que perdeu em casa o primeiro jogo da decisão e precisa vencer a LDU por qualquer placar para, ou ser campeão, ou pelo menos, levar para a decisão de pênaltis.

Estamos na luta! Nela estamos para sermos campeões! Será difícil! Uma derrota será ruim, como qualquer uma, mas deverá ser bem administrada, pois o ano ainda é longo e promissor. Entretanto, uma vitória colorada hoje aumentará o "status" internacional do clube, trará bonificação financeira, alegria ao torcedor, faixa no peito e taça no armário! E é só disso que o torcedor quer saber!

Quinta-feira, 09 de julho de 2009. Quito. Equador. De um lado, Liga Deportiva Universitária, campeã da Taça Libertadores da América de 2008. De outro, Sport Club Internacional, campeão da Copa Sul-Americana de 2008! Jogão e muita emoção pela frente! Força, Inter!

Nenhum comentário: