12 de julho de 2009

CHOQUE DE ATITUDE

Por Luciano Bonfoco Patussi
12 de julho de 2009

RECOPA 2009: LDU x INTERNACIONAL

Acordei na manhã de sexta-feira ainda com dificuldade de processar os acontecimentos da noite anterior. Realmente só hoje despertei para os fatos. Uma derrota, muitas vezes, não é capaz de envergonhar uma inteira nação de torcedores. Muitas derrotas nos fazem crescer e buscar forças para novas disputas. Não foi o caso. Não nesta quinta-feira que passou. Em Quito, no Equador, o Internacional foi uma equipe apática e que deu toda a amostra de como entrar em campo sem espírito algum buscando a derrota. E o que mais me intriga é que, todos sabem, esse time tem qualidades. E muitas. Não é uma equipe imbatível. Ninguém é imbatível no futebol. Mas algo errado aconteceu naquela noite.

O que menos importa neste contexto é a perda da taça da Recopa. A Liga Deportiva Universitária tem uma equipe razoável e mereceu a conquista. O que não é possível entender é a atuação do Inter. Pode-se levar dois, três ou até uns quatro gols em uma partida. Mas deve-se mostrar atitude. Deve-se pelo menos ir para dentro do adversário, fazer o goleiro trabalhar, botar bola na trave, no travessão. Pressionar. O treinador Tite falou bonito no intervalo daquela partida de meio de semana. Acho que a maioria dos colorados que viram a indignação de Tite na volta para o segundo tempo pensou: "o time levou bordoada e vai jogar como nunca buscando o resultado". Pois é. Não aconteceu. Mas por qual motivo?

É preciso entender e saber como se vence e por qual motivo as vitórias são alcançadas. Assim ficará fácil entender as derrotas. Até mesmo porque ainda há tempo de recuperar o desempenho do time para manter a ponta na tabela do campeonato brasileiro em busca do tão sonhado título de campeão nacional.

TREINADOR

Acho que a mudança de técnico neste momento não é a melhor saída, a não ser que algo estranho esteja ocorrendo internamente e que isso justifique a mudança. Mas sabemos que um time bom, quando não rende, precisa de uma mudança. E normalmente a mudança ocorre na casamata. Portanto, acho que agora é preciso tranquilidade. Depois do jogo, eu ia querer a saída imediata de Tite. Essa é a nossa cultura. E por isso esperei quase três dias para analisar. Tem jogo do campeonato brasileiro hoje, contra o Atlético Paranaense. Tem Gre-Nal mais adiante. Estes dois jogos podem servir para consolidar o time na ponta do campeonato brasileiro, recuperando o desempenho dentro de campo. Ou então, derrotas nestes jogos, aliado aos insucessos nas últimas decisões de campeonato, exigirão uma conversa mais de perto entre direção de futebol e comissão técnica. Ainda assim, acredito que ninguém desaprende a jogar. Ainda há tempo. As próximas duas ou três rodadas serão cruciais para definir o futuro do time e da comissão técnica no campeonato brasileiro e no decorrer de 2009.

ESQUEMA

É preciso um lateral direito de ofício. Como Kléber só apoia "na boa", e até acho certo isso, e como temos um lateral-direito improvisado, ambos não sobem com a devida qualidade. Assim sendo, os três volantes acabam meio que se complicando no meio-de-campo. Ou se contrata um lateral-direito de ofício e que chegue para ser titular - o que não parece ser vontade da direção e é um erro - ou então que se fixe os laterais como verdadeiros zagueiros pelos lados do campo e se libere os volantes para atacar livremente - talvez até escalando mais um meio-campista de armação. Acho que a contratação de um lateral-direito seria a mais viável, para o time não ficar desequilibrado. Mas isso quem vai decidir é a comissão técnica junto a direção de futebol. Ficaremos na torcida.

COPA SURUGA

Acho que este torneio a ser disputado no Japão deve ser para o "time B". Deve-se mandar à terra do sol nascente jogadores que não estão atuando, junto com juniores e juvenis. Neste momento, é importante a direção pensar na logística e no desgaste. A Copa Suruga não dá qualquer prestígio internacional, diferentemente da Recopa, que já tem alguma tradição na sua disputa - embora também não leve a lugar algum. Acho que será um tremendo erro a direção mandar a equipe principal do Internacional ao Japão, para disputar este título. Os dólares que podemos perder em caso de derrota nesta disputa serão plenamente recuperados com o título de campeão brasileiro no final do ano. Não que deixar esta copa de lado nos garanta a taça nacional em dezembro. Mas ir até esse torneio com todos os titulares do time pode ser um erro que ameaça comprometer o desempenho do time no principal campeonato que o Inter disputa em 2009.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009: ATLÉTICO PARANAENSE x INTERNACIONAL

É a grande chance de recuperação da moral da equipe colorada. Atlético Paranaense e Inter sempre levam grandes públicos à Arena da Baixada, por ser um grande jogo entre times do Sul do Brasil. Tite tem a grande chance de, longe do Beira-Rio, fazer seus comandados voltarem a jogar com a qualidade que todos sabem que eles possuem, com o espírito e o coração na ponta da chuteira, e buscar os três importantes pontos para a sequência da luta pela conquista de um sonho que já completa trinta anos. Para isso, é preciso atitude! Um choque de atitude! É tudo o que o torcedor quer ver hoje à tarde! Seja do time em campo, comandado pelo seu treinador. Seja por parte da direção, que deve cobrar de forma séria a volta das atuações com gana de vitória e com padrão tático definido! Tendo isso, a qualidade decidirá! Só qualidade técnica não basta. Até porque na falta dos outros quesitos, ela some!

Nenhum comentário: