7 de abril de 2014

A primeira pintura: Inter 2x1 Peñarol

Por Luciano Bonfoco Patussi
07 de abril de 2014

A inauguração do estádio Beira Rio, ocorrida em 1969, foi evento de impressionante magnitude e extrema força popular. O gol do jovem centroavante Claudiomiro, contra o esquadrão português do Benfica, foi o primeiro marcado na história do novo estádio.

Aquele momento foi um marco na existência do Internacional. Mas jamais teria ocorrido se o clube não tivesse uma rica e recheada história. O clube completava 60 anos de existência. E tinha agora um estádio com enorme capacidade de público.

Pois foi justamente no aniversário de 105 anos do Internacional que outra festa inesquecível marcou a reabertura do Beira Rio. Agora remodelado. Moderno. Belo e imponente. Foi um evento que merece aplausos de pé, tanto para seu talentoso idealizador, quanto para a direção do clube. Acertaram em cheio no planejamento e na execução. "Deram no meio" do coração do torcedor!

O jogo de reabertura oficial foi disputado contra o tradicional Peñarol. Em uma jogada individual, logo no início da partida, D'Alessandro foi puxado pelo defensor do time uruguaio. Falta marcada. Nas cadeiras, silêncio e expectativa.

D'Alessandro partiu para a cobrança. Assim como Valdomiro fez em 1975, colocando a bola na cabeça de Figueroa. Ou então da forma com que o mesmo Valdomiro acertou o travessão em 1976, fazendo a redonda ultrapassar a linha do gol, confirmando a alcunha de o Inter ser o Melhor Time do Mundo naquela época. 

A falta foi cobrada. A bola saiu dos pés de D'Alessandro. Passou sobre a barreira uruguaia. Uma curva perfeita. Após deslizar na trave esquerda do arqueiro adversário, a esférica repousou na rede. Parecia estar com saudade daquela rede! Uma bucha. Um gol que Falcão, um dos maiores gênios da história do futebol mundial, assinaria embaixo! Se ouviu uma explosão. Muitas outras virão!

Assim como novos craques surgirão. Talentos brotarão e deixarão sua marca na história do clube e no coração de todos os principais protagonistas: os torcedores do Clube do Povo do Rio Grande do Sul!

Nenhum comentário: