17 de setembro de 2012

A emblemática entrevista de Fernandão



Por Luciano Bonfoco Patussi
17 de setembro de 2012

Semanas atrás, publiquei a seguinte frase, dentro de um contexto, em uma reflexão sobre as questões envolvendo o Internacional em 2012: "[...] o remédio não será mudar o treinador a cada derrota “irritante” do time. Se isso ocorrer, faltarão opções na casamata para assumir o comando técnico da equipe nos próximos jogos [...]".

Pois bem, o tempo passou e a equipe do Internacional segue com atuações irregulares dentro do campeonato brasileiro. A entrevista coletiva do comandante técnico Fernandão após o empate em 2 a 2 contra o Sport Recife, no Beira Rio, é contundente. Fernandão chegou a citar, com outras palavras, que 'não aguenta mais rezar na lateral do campo para saber qual será a atitude do time durante a partida', além de dizer que 'a zona de conforto dentro do Internacional é muito grande'.

Dentro dessas fortes e emblemáticas declarações, há duas questões que precisam ser trabalhadas simultaneamente e imediatamente dentro do clube:

A SEQUÊNCIA DE 2012: é fundamental saber que, para o restante desta temporada, o grupo de atletas do Internacional seguirá sendo este. Ao torcedor colorado, resta esperar que as fortes declarações de Fernandão mexam positivamente com o elenco, principalmente com os jogadores mais experientes, que devem assumir a responsabilidade em busca das vitórias. Caso a reação seja negativa, o final da temporada tenderá a ser perigoso. Sinceramente, nao quero acreditar nisso e tenho plena confiança que os jogadores do Internacional, nesses próximos jogos, terão atitude diferenciada. Infelizmente, a tendência é que, no máximo, o clube alcance uma vaga na Copa Sul Americana. Vaga na Libertadores ainda é um sonho possível, mas longínquo. Em se falando de título nacional, o ano colorado está sepultado. E estamos apenas em meados de setembro, o que é lamentável!

A RENOVAÇÃO DE 2013: mesmo antes de entrarmos no mês de outubro, já é preciso iniciar o planejamento para a temporada 2013. Sabemos que há eleições no clube no final do ano. Apesar disso, alguns fatores já necessitam máxima atenção da cúpula colorada. É fundamental identificar os problemas fisicos que, por diversos jogos, excluíram do time importantes jogadores durante este ano. Mais do que isso, 2013 será a temporada em que o Internacional precisará "mexer no vestiário". Isso já vinha sendo desenhado. É chegado o momento de renovar o time profissional, com pulso forte, atitude, critério e convicção. Sobre esta renovação, explanaremos mais adiante, nos próximos meses. O foco do momento deve ser o restante do campeonato nacional de 2012, com os atletas que vestem, ainda, a camisa vermelha de um gigante tricampeão brasileiro.

Nenhum comentário: