14 de julho de 2012

Nike: alerta favorável a uma duradoura e vitoriosa parceria

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de julho de 2012

Dentro do complexo Beira Rio, o espaço que anteriormente era ocupado pela loja InterSport, em parceria com a Reebok, agora é utilizado pela InterShop, em conjunto com a Nike. No dia 16 de dezembro de 2011, registrei neste site a seguinte opinião:

“[...] como tudo na vida, nos negócios também é preciso estarmos sempre atentos a novas oportunidades. A Nike busca entrar forte no mercado nacional, já tendo fechado acordo com clubes populares de diversas capitais brasileiras, entre eles, o Internacional. A partir de 2012, o material esportivo do Internacional será da Nike, empresa que irá prestar forte apoio financeiro aos cofres do clube. Sobre o modelo dos uniformes, apenas deixo uma dica para a Nike: “simplicidade e objetividade”. O uniforme do Inter é marcante devido a sua simplicidade. O vermelho sem “frescuras”, modelo instituído pela Reebok nos últimos anos, deve ser mantido. Se assim for, será um sucesso![...]”

A Nike, de fato, surpreendeu positivamente, em minha humilde opinião. Correram os dias e o lançamento dos novos modelos de uniforme do Internacional, para a temporada 2012, foi um verdadeiro sucesso. Camisa bonita, vistosa e imponente. Simples. Como deve ser. A Nike iniciou com o pé direito a parceria com o Internacional. Não só na questão dos belos modelos das camisas, mas também na questão do aporte financeiro que o clube recebe. Pelo conhecimento que tenho, a Nike é a empresa de material esportivo que melhor remunera os seus parceiros no futebol brasileiro.

Porém, apenas em caráter de fiscalização, orientação e precaução, acho interessante destacar para o torcedor colorado um dos recentes lançamentos, efetivado pela Nike, com outro de seus grandes parceiros do futebol mundial: a Internazionale de Milão.

Tradicionalmente azul e preta, a Inter possui como tradicional adversário o Milan, em um dos confrontos de maior rivalidade do planeta. Diferentemente da Inglaterra, onde por questões culturais, as cores de um time rival são relativamente aceitas em uniformes reservas de algumas agremiações, a Itália possui uma cultura, neste ponto, mais parecida com a do povo brasileiro. Já imaginaram o Corinthians jogando de verde? O Cruzeiro atuando de preto e branco, em listras verticais? O Internacional de azul?

Pois, na Itália, a Nike lançou o uniforme reserva da Internazionale, em um vermelho lindo e fulgurante, mas que acaba pecando por um detalhe fundamental, decisivo e imperdoável: o vermelho da camisa reserva da Internazionale (conforme a foto acima, reproduzida diretamente do Blog de Chico Izidro) remete justamente ao Milan! Algo inaceitável para boa parcela dos “tifosi” da Internazionale.

Posso estar equivocado, mas acho extremamente importante tocarmos nesse assunto. A Nike é uma empresa gigante, que trabalha com planejamento e, certamente, em breve já estará sigilosamente trabalhando os modelos de uniformes para a temporada 2013. Talvez até já esteja realizando esse estudo. Fica o alerta, para evitarmos uma ocorrência grave como a de Milão!

Se a cultura do povo brasileiro seguir sendo respeitada pela Nike, na questão dos uniformes do Internacional, a parceria seguirá sendo um tremendo sucesso e tenderá apenas a crescer, cada vez mais. Entretanto, caso ocorra algo parecido com a questão de Milão, aqui citada, haverá sérias represálias do torcedor colorado, de um modo geral. Fica apenas o alerta. Que a Nike siga sua parceria com o Internacional da forma como vem ocorrendo. Com respeito, simplicidade e profissionalismo, levando em conta a história de um povo e de um clube! Assim sendo, o sucesso dessa relação comercial será crescente!

Abaixo, link para a reportagem divulgada pelo Blog "Futebol pelo Mundo", do jornal Correio do Povo. Postagem de Chico Izidro:

Nenhum comentário: