14 de julho de 2012
Dentro
do complexo Beira Rio, o espaço que anteriormente era ocupado pela loja
InterSport, em parceria com a Reebok, agora é utilizado pela InterShop, em conjunto com a Nike. No dia 16 de dezembro de 2011, registrei neste site a
seguinte opinião:
“[...]
como tudo na vida, nos negócios também é preciso
estarmos sempre atentos a novas oportunidades. A Nike busca entrar forte no
mercado nacional, já tendo fechado acordo com clubes populares de diversas
capitais brasileiras, entre eles, o Internacional. A partir de 2012, o material
esportivo do Internacional será da Nike, empresa que irá prestar forte apoio
financeiro aos cofres do clube. Sobre o modelo dos uniformes, apenas deixo uma
dica para a Nike: “simplicidade e objetividade”. O uniforme do Inter é marcante
devido a sua simplicidade. O vermelho sem “frescuras”, modelo instituído pela
Reebok nos últimos anos, deve ser mantido. Se assim for, será um sucesso![...]”
A Nike, de fato, surpreendeu positivamente, em minha humilde
opinião. Correram os dias e o lançamento dos novos modelos de uniforme do
Internacional, para a temporada 2012, foi um verdadeiro sucesso. Camisa bonita,
vistosa e imponente. Simples. Como deve ser. A Nike iniciou com o pé direito a
parceria com o Internacional. Não só na questão dos belos modelos das camisas,
mas também na questão do aporte financeiro que o clube recebe. Pelo
conhecimento que tenho, a Nike é a empresa de material esportivo que melhor
remunera os seus parceiros no futebol brasileiro.
Porém, apenas em caráter de fiscalização, orientação e
precaução, acho interessante destacar para o torcedor colorado um dos recentes lançamentos,
efetivado pela Nike, com outro de seus grandes parceiros do futebol mundial: a
Internazionale de Milão.
Tradicionalmente azul e preta, a Inter possui como
tradicional adversário o Milan, em um dos confrontos de maior rivalidade do
planeta. Diferentemente da Inglaterra, onde por questões culturais, as cores de
um time rival são relativamente aceitas em uniformes reservas de algumas
agremiações, a Itália possui uma cultura, neste ponto, mais parecida com a do
povo brasileiro. Já imaginaram o Corinthians jogando de verde? O Cruzeiro
atuando de preto e branco, em listras verticais? O Internacional de azul?
Pois, na Itália, a Nike lançou o uniforme reserva da
Internazionale, em um vermelho lindo e fulgurante, mas que acaba pecando por um
detalhe fundamental, decisivo e imperdoável: o vermelho da camisa reserva da
Internazionale (conforme a foto acima, reproduzida diretamente do Blog de Chico Izidro) remete justamente ao Milan! Algo inaceitável para boa parcela
dos “tifosi” da Internazionale.
Posso estar equivocado, mas acho extremamente importante
tocarmos nesse assunto. A Nike é uma empresa gigante, que trabalha com
planejamento e, certamente, em breve já estará sigilosamente trabalhando os
modelos de uniformes para a temporada 2013. Talvez até já esteja realizando esse estudo. Fica o alerta, para evitarmos uma ocorrência grave como a de Milão!
Se a cultura do povo brasileiro seguir sendo respeitada pela
Nike, na questão dos uniformes do Internacional, a parceria seguirá sendo um
tremendo sucesso e tenderá apenas a crescer, cada vez mais. Entretanto, caso
ocorra algo parecido com a questão de Milão, aqui citada, haverá sérias represálias
do torcedor colorado, de um modo geral. Fica apenas o alerta. Que a Nike siga
sua parceria com o Internacional da forma como vem ocorrendo. Com respeito,
simplicidade e profissionalismo, levando em conta a história de um povo e de um
clube! Assim sendo, o sucesso dessa relação comercial será crescente!
Abaixo, link para a reportagem divulgada pelo Blog "Futebol pelo Mundo", do jornal Correio do Povo. Postagem de Chico Izidro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário