16 de julho de 2012

Juan: a camisa 18 tremula na grande área


Por Luciano Bonfoco Patussi
16 de julho de 2012

Há cerca de dois anos defendo a renovação do sistema defensivo do time do Internacional. Principalmente no que diz respeito ao seu centro de defesa. Quando eu defendia a tese da renovação na zaga, não necessariamente isso significava a busca obrigatória por algum jovem jogador. A ideia era, realmente, renovar o sistema, e para isso era imprescindível agregar qualidade. Isso poderia se traduzir na chegada de um atleta que tivesse aliadas juventude e ambição, visando crescimento no futebol; ou poderia significar a vinda de um jogador com experiência e vivência, e que tivesse vontade, disposição e qualidade, demonstrando "querer sempre mais", dando sequência a uma bonita carreira esportiva.

Rodrigo Moledo é um jovem que atua com muita força, imposição física, vitalidade e que tem boa recuperação. É um atleta jovem, que busca seu espaço no futebol e que, em minha visão, já tem sua importância dentro do Internacional, sendo inclusive titular da equipe. Ainda busca crescimento e sequência, mas já é fundamental no atual plantel. Entretanto, além do surgimento de Rodrigo Moledo, vislumbrava a necessidade de qualificar mais o plantel. Era necessário pelo menos mais um reforço na defesa colorada. Isso era uma carência de tempos. Era.

Juan, zagueiro de força, posicionamento e boa técnica, 33 anos de idade, titular absoluto da seleção brasileira por um longo período, jogador que escreveu sua história no Flamengo, no Bayer Leverkusen e na Roma, chega ao Internacional no dia 17 de julho de 2012. Neste ano, jogará com a camisa de número 18. Se tudo der certo, tomará conta do lado esquerdo da defesa do Internacional por, pelo menos, duas temporadas. E a chande de "dar certo" é grande. Quando existe qualidade técnica e quando se enxerga "sangue nos olhos" de um experiente profissional que ainda pode agregar muito ao futebol, a tendência é os resultados positivos dentro de campo demonstrarem o acerto da contratação. Ficamos todos na torcida!

O lado esquerdo da defesa colorada não tem mais espaço para seus adversários! Eles sequer poderão respirar. Quem por aquele lado da área já teve Nena, Bibiano Pontes, Marinho Peres, Mauro Galvão, Pinga, Gamarra, Fabiano Eller e até mesmo o "xerife" Índio, que segue prestando serviços ao clube, agora terá uma jaqueta vermelha de número 18 tremulando e passando por cima e todas as adversidades. O novo dono da grande área se chama Juan. Experiente, qualificado e ambicioso, Juan é o novo zagueiro do Sport Club Internacional!

14 de julho de 2012

Nike: alerta favorável a uma duradoura e vitoriosa parceria

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de julho de 2012

Dentro do complexo Beira Rio, o espaço que anteriormente era ocupado pela loja InterSport, em parceria com a Reebok, agora é utilizado pela InterShop, em conjunto com a Nike. No dia 16 de dezembro de 2011, registrei neste site a seguinte opinião:

“[...] como tudo na vida, nos negócios também é preciso estarmos sempre atentos a novas oportunidades. A Nike busca entrar forte no mercado nacional, já tendo fechado acordo com clubes populares de diversas capitais brasileiras, entre eles, o Internacional. A partir de 2012, o material esportivo do Internacional será da Nike, empresa que irá prestar forte apoio financeiro aos cofres do clube. Sobre o modelo dos uniformes, apenas deixo uma dica para a Nike: “simplicidade e objetividade”. O uniforme do Inter é marcante devido a sua simplicidade. O vermelho sem “frescuras”, modelo instituído pela Reebok nos últimos anos, deve ser mantido. Se assim for, será um sucesso![...]”

A Nike, de fato, surpreendeu positivamente, em minha humilde opinião. Correram os dias e o lançamento dos novos modelos de uniforme do Internacional, para a temporada 2012, foi um verdadeiro sucesso. Camisa bonita, vistosa e imponente. Simples. Como deve ser. A Nike iniciou com o pé direito a parceria com o Internacional. Não só na questão dos belos modelos das camisas, mas também na questão do aporte financeiro que o clube recebe. Pelo conhecimento que tenho, a Nike é a empresa de material esportivo que melhor remunera os seus parceiros no futebol brasileiro.

Porém, apenas em caráter de fiscalização, orientação e precaução, acho interessante destacar para o torcedor colorado um dos recentes lançamentos, efetivado pela Nike, com outro de seus grandes parceiros do futebol mundial: a Internazionale de Milão.

Tradicionalmente azul e preta, a Inter possui como tradicional adversário o Milan, em um dos confrontos de maior rivalidade do planeta. Diferentemente da Inglaterra, onde por questões culturais, as cores de um time rival são relativamente aceitas em uniformes reservas de algumas agremiações, a Itália possui uma cultura, neste ponto, mais parecida com a do povo brasileiro. Já imaginaram o Corinthians jogando de verde? O Cruzeiro atuando de preto e branco, em listras verticais? O Internacional de azul?

Pois, na Itália, a Nike lançou o uniforme reserva da Internazionale, em um vermelho lindo e fulgurante, mas que acaba pecando por um detalhe fundamental, decisivo e imperdoável: o vermelho da camisa reserva da Internazionale (conforme a foto acima, reproduzida diretamente do Blog de Chico Izidro) remete justamente ao Milan! Algo inaceitável para boa parcela dos “tifosi” da Internazionale.

Posso estar equivocado, mas acho extremamente importante tocarmos nesse assunto. A Nike é uma empresa gigante, que trabalha com planejamento e, certamente, em breve já estará sigilosamente trabalhando os modelos de uniformes para a temporada 2013. Talvez até já esteja realizando esse estudo. Fica o alerta, para evitarmos uma ocorrência grave como a de Milão!

Se a cultura do povo brasileiro seguir sendo respeitada pela Nike, na questão dos uniformes do Internacional, a parceria seguirá sendo um tremendo sucesso e tenderá apenas a crescer, cada vez mais. Entretanto, caso ocorra algo parecido com a questão de Milão, aqui citada, haverá sérias represálias do torcedor colorado, de um modo geral. Fica apenas o alerta. Que a Nike siga sua parceria com o Internacional da forma como vem ocorrendo. Com respeito, simplicidade e profissionalismo, levando em conta a história de um povo e de um clube! Assim sendo, o sucesso dessa relação comercial será crescente!

Abaixo, link para a reportagem divulgada pelo Blog "Futebol pelo Mundo", do jornal Correio do Povo. Postagem de Chico Izidro:

7 de julho de 2012

Memorável contratação: Forlán é jogador do Internacional


Por Luciano Bonfoco Patussi
7 de julho de 2012

Tarde fria e chuvosa. Típica de inverno. O vento gélido que soprava nas ruas tornava atraente a ideia de curtir o final de semana de maneira residencial. Ficar em casa seria o melhor a se fazer. Qualquer programação no sofá da sala, debaixo de cobertores, seria muito bem vinda. Porém, o clima no Sul do Brasil transformava a atmosfera da região. Em plena capital gaúcha, um acontecimento digno dos melhores momentos da história do futebol do Rio Grande do Sul estava para acontecer.

O calendário apontava: 7 de julho. O ano era 2012. No relógio, os segundos pareciam minutos, que por sua vez, aparentavam horas. No lado de fora do saguão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, uma verdadeira multidão de torcedores colorados aguardava o grande momento que estava por vir, não contida em um misto de ansiedade e emoção. Milhares de camisas e bandeiras vermelhas tremulavam, transformando o ambiente em uma verdadeira festa do futebol.

"O Aeroporto virou o Beira Rio!".

Assim que o voo 3161 pousou em solo gaúcho, houve comemoração digna de gol. Nele, o melhor jogador da última Copa do Mundo estava presente. Da aeronave, proveniente de escala em Guarulhos após decolar da Itália, desceu Diego Forlán. Contrato assinado por três temporadas e já mostrando ao planeta o manto rubro desde a data de ontem, quando ainda estava em Milão, Forlán vestirá a camisa vermelha de número 7 e desfilará o seu talento futebolístico no Beira Rio e nos gramados pelo Brasil afora.

Melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, recordista de participações em jogos da seleção uruguaia, maior artilheiro da história da “Celeste Olímpica”, 33 anos de idade, talento técnico diferenciado, raça uruguaia e muito ainda para conquistar no futebol, Diego Forlán, a maior contratação da história do futebol gaúcho, é o mais novo jogador do Internacional!