21 de julho de 2011

Certo ou errado, fico com a paixão!

Por Luciano Bonfoco Patussi
21 de julho de 2011

No futebol, uma das coisas mais difíceis é tomar uma decisão diretiva. A tomada de decisão deve ser rápida e certeira. É preciso que ela proporcione o resultado mais positivo possível. Certo ou errado? O correto é aquela opção na qual o resultado atinge as melhores expectativas possíveis.

Entretanto, é importante ter opinião. Tenho as minhas, assim como você leitor também tem as suas. Procuro manter coerência dentro do possível e, particularmente, creio que foi um equívoco a demissão de Falcão do cargo de técnico do time do Inter. Certo ou errado? Acho que estou certo, pois tenho minhas convicções. Porém, não vivo diariamente o ambiente interno do clube. Porém, creio que estou certo. O maior problema do Inter, hoje, não é o treinador. Enfim...

Dito isso, acho que Cuca seria uma opção viável para o clube? Não. Acho que, neste momento, Cuca não deve ser contratado para o cargo de treinador do Inter. Mas isso não impede que eu acredite que Cuca é um treinador bastante razoável no cenário nacional. Assim como creio que Joel Santana é um dos maiores estrategistas do futebol brasileiro. Isso não quer dizer que eu queira ver Joel treinando o Inter outra vez. Certo ou errado? Não sei, só digo que tenho minhas convicções.

Creio que Dorival Júnior é um treinador em ascensão no futebol brasileiro. Por onde passou, Dorival fez grandes trabalhos, tanto no que tange a renovação de elencos com jovens jogadores, quanto no que diz respeito a títulos obtidos. Dorival é um bom treinador e teria uma grande possibilidade de realizar um trabalho satisfatório no Inter. Isso é uma convicção minha. Pode dar errado? Pode, mas também pode dar certo. Estou certo ou errado? Não sei, até porque não sou o dono da razão. Apenas digo que isso é uma convicção atual que tenho!

Há outras convicções e crenças que tenho sobre o elenco de jogadores do Inter, seus possíveis reforços e dispensas, entre outros assuntos. Mas, como disse anteriormente, no futebol a convicção praticamente morre com a falta de resultados. E renasce com as vitórias. Isso, entretanto, não vem ao caso agora.

Certo ou errado, como tanto tenho repetido neste breve texto, o fato do momento é que a paixão fala mais alto, sempre. Em pouco tempo, o Inter estará em Munique, na Alemanha. Ao seu lado, estarão o AC Milan, o FC Barcelona e o anfitrião, Bayern München. Em disputa, a Copa Audi. Audi Cup. Independente do nome, um charmoso, primoroso e qualificado torneio.

Times titulares no auge, ou mistos em pré temporada, o fato é que o Inter chega nesta disputa em meio a uma particular crise. Todos sabem disso. Entretanto, há muito trabalho interno, no sentido de recuperar a auto estima e o foco central em favor da entidade. A chance de recuperação é de ouro. Ou você perde e não fez mais do que o mundo esperava. Ou você ganha, e os louros da vitória jamais serão esquecidos.

Certo ou errado, vamos imaginar um cenário horroroso e também um glorioso para os próximos dias:

Ou o Inter toma uma sacolada do Barcelona e leva 5 ou 6 gols – alguns imortais já profetizavam isso há cinco anos, estando de forma ansiosa no aguardo disso até hoje! Totalmente desmotivado, o colorado segue a má jornada e perde a decisão de terceiro lugar por um sonoro 4 a 1 de virada;

Ou ainda, motivado e em busca da recuperação, o Inter elimina o Barcelona, fazendo algo que poucos times foram capazes de fazer nos últimos tempos, sendo ainda campeão na decisão, esta disputada contra o Bayern ou o Milan: 2 a 1 pro colorado! Haja coração!

Certo ou errado, fico com a paixão. Em vermelho e branco, ela me permite sonhar. Mais uma vez. Assim como foi em 82, ou em 2006!

Nenhum comentário: