12 de maio de 2011

Por uma taça a mais


Por Luciano Bonfoco Patussi
12 de maio de 2011

Façamos um exercício de imaginação, onde nos vemos em uma aeronave, sobrevoando as águas do Guaíba, vislumbrando uma imagem que reflete liberdade e sonho. Águas calmas e muita imensidão. Estamos sobre Porto Alegre. No horizonte, há um Rio Grande inteiro a ser desbravado, onde tudo pode acontecer. Terra de Chimangos ou maragatos. Situação ou oposição. O bem ou o mal. O Inter ou o seu rival.

Em uma semana decisiva, muitos comentários que ouvimos nos debates esportivos, sejam eles através das rádios, da televisão, no trabalho ou nas escolas, dão conta de uma certeza: o Grêmio é o campeão gaúcho de futebol em 2011. O atleta Júnior Viçosa, do rival, inclusive já decretou, com gols e com gestos, o silêncio do torcedor colorado, dentro do Beira-Rio. O final da história está decretado. O pôster de campeão, em azul, preto e branco, já deve até mesmo estar encomendado.

Em resumo: no Gre-Nal do próximo domingo, o Internacional não tem nada a perder. Afinal, tudo já está perdido. Ou seja, vale acreditar, arriscar e ousar. Ser corajoso e valente. O torcedor acredita que é possível reverter todos os prognósticos. Basta haver atitude e união dentro de campo. Tudo é possível!

Você, colorado, que tem consciência sobre o real momento do seu time, deve estar um tanto receoso. Não o julgo. Sabemos que o momento é de relativa turbulência, devido aos resultados insatisfatórios recentes. Nem poderia ser diferente. Porém, antes mesmo dos grandes momentos e das conquistas que ficam na história, ocorrem situações semelhantes. São nessas horas que a superação deverá aparecer e que uma grande partida deverá ser apresentada pelos jogadores do Inter.

É chegada a hora derradeira de os atletas colorados, escalados para entrar em campo no domingo, fazerem a sua história. O torcedor colorado, se for o caso, saberá perder, mas em pé. Para isso, o mínimo necessário é que haja envolvimento, comprometimento e superação dos atletas vestidos com o rubro, tal qual a cor do nosso coração. É difícil vencer um clássico por dois gols de diferença. Mas não é impossível.

Os atletas colorados podem ter certeza: os “vermelhos” estarão no estádio, em frente ao televisor, com o radinho colado ao ouvido, em todo e qualquer lugar do planeta, aguardando e acreditando na força da camisa vermelha, visando superar mais esta barreira. Fazer história e entrar em uma eterna galeria de campeões é tudo o que se espera!

Em 1948, o Internacional conquistou seu décimo título gaúcho. Já em 1972, houve a coroação da vigésima conquista regional colorada. Em 1991, o Internacional encerrou uma série de seis títulos do rival, obtendo a sua trigésima conquista estadual, feito que mereceu até a confecção de um disco comemorativo, na época. Feito histórico! H I S T Ó R I C O!

Atualmente, o Internacional possui 39 conquistas estaduais em sua galeria. O próximo elenco de jogadores que obtiver o título gaúcho entrará em um seleto grupo na história do clube. Tal qual o “Gre-Nal do Século” em 1989, é preciso ser unido, ousado, heróico e valente. Da mesma forma que no “Gre-Nal dos 5 a 2” em 1997, é necessário unir organização com atitude, vibração e empolgação. Aliando tudo isso, há tendência de a qualidade técnica superar qualquer barreira.

Se isso tudo acontecer, poderemos ver o elenco do Inter, de 2011, com grandes possibilidades de se tornar eterno dentro da nossa rivalidade regional. A torcida colorada acredita no potencial e na seriedade de seus atletas, até o último minuto, mesmo contra todos os prognósticos e contra todos os gols e gestos do atleta Júnior Viçosa, que decretou o silêncio do torcedor colorado em pleno estádio Beira-Rio.

A última vez que o Internacional ergueu uma taça, dentro do estádio Olímpico, foi em 1982. Lá se vão quase 30 anos. "Tabus" existem para se correr atrás e se "quebrar".

Domingo, dia 15 de maio – 16 horas (Estádio Olímpico):

Grêmio x INTERNACIONAL

Ingressos para o torcedor colorado: R$ 30,00 (arquibancada inferior) e R$ 40,00 (cadeiras).

Torcedor, compareça ao estádio! Faça sua festa! Apoie o seu time e, independentemente do resultado, a civilidade e a cordialidade são os melhores acontecimentos dentro do esporte, até mesmo em uma rivalidade centenária como o nosso Gre-Nal.

Civilidade, cordialidade e paz! Festa e cânticos, tudo pela beleza do espetáculo, pela segurança dos torcedores e por uma taça a mais!

Força, Inter!

Nenhum comentário: