25 de novembro de 2010

Libertadores 2011: grupos sorteados


Por Luciano Bonfoco Patussi
25 de novembro de 2010

Em grande evento realizado na tarde de 25 de novembro, em Luque, no Paraguai, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) sorteou os grupos da Copa Libertadores da América da próxima temporada. O Internacional, atual vencedor da competição e que lutará pelo tricampeonato em 2011, jogará contra os seguintes adversários na primeira fase, posicionado no grupo 6 da competição:

Jorge Wilstermann: o clube tricolor fardado de vermelho, azul e branco, e sediado em Cochabamba na Bolívia, foi fundado em 1949. O time manda seus jogos em um estádio com capacidade para receber público acima de 50.000 pessoas. Jogadores brasileiros como Túlio, o Maravilha, e Jairzinho, o Furacão da Copa do Mundo de 1970, já jogaram no clube. Em sua galeria de títulos, vale destacar que o clube venceu 11 vezes os campeonatos nacionais, sendo o Torneio Apertura de 2010 o último caneco erguido, fato que o qualificou para disputar a Libertadores de 2011.

“Equador 2”: este adversário, definido no sorteio como “Equador 2”, será conhecido através da disputa do campeonato equatoriano de 2010, que se encerrará em breve. Os times que disputam o título nacional e, ao mesmo tempo, buscam “fugir” do confronto contra o Inter, são velhos adversários do Clube do Povo: LDU de Quito ou Emelec de Guayaquil. A princípio, a informação é de que o vice-campeão equatoriano entrará no grupo do Inter. O Emelec venceu o campeonato equatoriano 10 vezes, sendo seu último título obtido em 2002. Já a LDU, que venceu o certame nacional 9 vezes na sua história, tem sido uma grata surpresa do cenário continental. Desde 2006, quando formava a base da seleção equatoriana, o time passou a ganhar destaque. Já venceu duas taças da Recopa Sul-Americana, uma Copa Sul-Americana, e ainda tem destaque o seu maior título: a Copa Libertadores da América de 2008.

Vencedor da chave 2 da Pré-Libertadores: nesta disputa, antes da fase de grupos da Libertadores, se enfrentarão os seguintes times: Jaguares de Chiapas (México) x “Peru 3”. O Jaguares é uma equipe nova. Fundada em 2002, tem apenas oito anos de existência. Entre seus principais ídolos, estão: Salvador Cabañas, que jogou no clube antes de se transferir para o América. Cabañas é o famoso jogador paraguaio que está temporariamente fora do futebol, devido a uma tragédia ocorrida no México, quando foi baleado na cabeça, em uma boate; o outro ídolo do clube é Danilinho, que já foi meia do Atlético Mineiro e da seleção brasileira sub-20. O “Peru 3” será o time, do campeonato peruano, com a maior pontuação acumulada na temporada 2010, além do campeão e do vice. Atualmente, as informações dos jornais peruanos dão conta de que o adversário do Jaguares, do México, por uma vaga no grupo do Internacional, será um dos rivais: Alianza Lima ou Universitário, também da capital peruana. Ambos, mais o Sporting Cristal, formam o trio dos grandes clubes do Peru. O Alianza Lima, com 109 anos de existência, faturou o campeonato peruano 22 vezes, contra 25 títulos do Universitário. O Universitário foi também vice-campeão da Libertadores em 1972, sendo derrotado pelo Independiente de Avellaneda na grande decisão.

É o Sport Club Internacional, junto com sua numerosa e apaixonada torcida, já de olho nos adversários da próxima Copa Libertadores da América!

Nenhum comentário: