19 de agosto de 2010

Vento, gelo e imensidão



Por Luciano Bonfoco Patussi
19 de agosto de 2010

Esta noite tive um sonho. Estava em pé na beira do rio. Ao meu lado, milhares de irmãos trajados de vermelho faziam companhia. Estávamos ali por devoção. Por amor. Era o momento de unir forças. Breve susto. Sentiu-se um leve tremor. A terra, literalmente, tremeu. Isso foi causado pela perfeita sinergia entre camisas rubras, concreto e paixão. Ondas gigantes tomaram forma no rio. A emoção tomava conta e lembranças vinham à mente. Anos difíceis, trabalho e crescimento. Torcida, vitórias e reconhecimento. Enfim, os títulos vieram. Mas tudo parecia tão perfeito. Foi então que acordei de um profundo sono.

Despertei, ainda um tanto assustado. Estava em um local diferente. Tinha a sensação de já ter passado por ali em algum momento de minha vida. Levantei da cama onde dormi e fui procurar a saída da cabana. As janelas estavam cobertas de gelo. Muita neve. No horizonte, o sol já havia cedido seu espaço para as estrelas e para o luar. Saí pela porta da frente da moradia, que mais parecia um abrigo para visitantes que estivessem ali ao acaso, ou melhor, pelo destino. Quase congelei. Porta afora, caminhando intensamente, comecei a ouvir cânticos vindos de algum lugar distante. "Nada vai nos separar". "O teu presente diz tudo". Eram sons tão distantes, porém, familiares. Cheguei em um precipício. Era um grande desfiladeiro. Vento, gelo e imensidão. Eu não tinha escolha.

Neste momento, virei-me para a direita. Foi possível vislumbrar o Atlântico, um oceano de esperança. O luar resplandecia de forma mágica. Era claro e promissor como um belo amanhecer. Para não cair no abismo, recuei dois passos e olhei para a esquerda. O Pacífico era convidativo. Via nele um infinito mar a ser desbravado. Foi então que dei-me conta: eu já havia estado ali. Nesta noite, eu estava, de fato, no topo da América. Ela estava aos meus pés, mais uma vez!

Internacional, bicampeão da Copa Libertadores da América!

Um comentário:

mairacolorada disse...

Lolo, logo, terás que escrever sobre o Mundo Árabe......Tá certo que serão sómente os hospedeiros, mas, dá para fazer alguma associação......
Beleza de texto, parabéns!