5 de abril de 2009

MASSACRA ELES, INTER! MASSACRA!

Por Luciano Bonfoco Patussi
05 de abril de 2009
lbpatussi@yahoo.com.br

Todo torcedor de futebol do Rio Grande do Sul, em sã consciência – independentemente da cor do seu coração ser tingida em vermelha ou azul, sabe da máxima: “Gre-Nal é Gre-Nal”. E essa afirmação, apesar de parecer algo muito vago, é a mais pura verdade. Quem vive no meio desta paixão, sabe: cada Gre-Nal tem sua história.

Quando onze representantes de uma nação que se diz imortal, vestidos de três cores, perfilam-se, no sagrado tapete verde da luta, ao lado de onze atletas que se dizem do povo, vestidos de vermelho, inicia uma guerra – que era para ser no bom sentido sempre, independentemente de alguns seres levarem isso para o lado irracional da violência. Essa batalha tem prazo de término após o apito inicial do julgador: noventa minutos. Ou mais. Talvez dure para a eternidade!

E como um bom representante do Clube do Povo, tenho apenas um pedido para fazer aos jogadores do hoje centenário Internacional: massacra eles, Colorado das glórias! Massacra!

Mas gostaria de me fazer entender:

Não quero um massacre de gols! Quero um massacre de raça, doação e coração!

Falando sobre a história mais recente, todos devem saber: nunca foi fácil para o Internacional dos anos da década de 1970 derrotar seu rival azul. Da mesma forma, jamais foi fácil para o Grêmio, nas décadas seguintes, derrotar seu oponente rubro. E na década atual, vale o mesmo para as dificuldades que o Internacional sempre tem ao se defrontar com seu maior e eterno rival.

Goleadas em Gre-Nal não existem! São raridades! São momentos únicos e que, diga-se de passagem, desde que me conheço por gente – modéstia à parte e acompanho futebol há quase vinte anos, jamais vi o Internacional sofrer. A exceção foi um 4x2 em favor dos azuis, placar que, para mim, jamais será goleada, embora muitos cronistas e torcedores tenham a idéia de que o placar citado possa ser enquadrado como um massacre. Mas respeito todas as opiniões.

Mas, voltando ao pedido especial que quero fazer para meu time, em nome da nação que envolve milhões de seguidores do time do povo vermelho: Inter, massacra eles! Massacra! Mas o massacre que te peço não é com uma chuva de gols. É lógico que eu vou ter uma das maiores emoções de minha vida se isso ocorresse. Então, se quiseres fazer desta forma, não ficarei nem um pouco triste contigo, Inter! Mas não é esse tipo de massacre que quero.

Inter, quero que você encarne no clássico cem anos de uma vitoriosa história, como vocês atletas tem feito ultimamente em clássicos. É disso que o povo gosta, Inter! Se amanhã os atletas da nação de três cores, que é um clube que respeito muito, estiverem em uma tarde inspirada, motivada e diferenciada, que vocês do Inter estejam mais! Se os jogadores do Grêmio “cuspirem sangue” no gramado da beira do rio, que vocês do Inter cuspam “dois sangues”. Se os guerreiros tricolores “comerem a grama” no jogo de logo mais, que vocês representantes da guarda colorada então “pastem duas, três ou quatro vezes”. E que isso se transforme em gols e emoção.

Inter, se tu fizeres tudo mais do que o Grêmio, amanhã, podes ter certeza: sairás aplaudido de campo por nós torcedores apaixonados por ti, independentemente do objetivo principal ser alcançado ou não. Isso será um reconhecimento nosso para com tua luta por nós. Se tu fizeres tudo isso, Inter, poderás perder em um lance. Mas perderás de cabeça erguida. Inter, tu poderás empatar e a decisão ficará para a dramática decisão por cobranças de penalidades máximas. Mas se fizeres tudo isso, também será aplaudido. Mas Inter, podes ter certeza, se tu fizeres amanhã tudo o que te pedirmos, e ganhares deles – de novo – tu terás entrado para a história: será nossa primeira grande alegria nesses novos cem anos que engatinham e que prometem, à todos, muitas alegrias. Segues, por favor, trazendo sempre à torcida alegres emoções! Confiamos em você, Inter!

Cinco de Abril. Campeonato gaúcho de 2009. Beira-Rio. Internacional. Grêmio. Inter, faz tudo a mais do que o Grêmio fizer, te sacrificas em campo, faças por merecer – e és capaz disso – e trazes essa gloriosa vitória para nós, apaixonados torcedores de tua camisa rubra, gloriosa e centenária!

Nenhum comentário: