12 de maio de 2017

Um novo momento na história

Por Luciano Bonfoco Patussi
12 de maio de 2017

Neste sábado, dia 13 de maio, o Internacional estreia no campeonato brasileiro de 2017. Pela primeira vez na sua história, o clube jogará em uma divisão de acesso no certame nacional.

Dentro da rivalidade local onde o Internacional está inserido, tenho convicção de que o jogo contra o Fluminense, que decretou matematicamente o rebaixamento colorado, não teve tanto significado para a torcida adversária, quanto terá o pontapé inicial do jogo em Londrina. Será um momento de festa, para "eles". E isso é totalmente natural e salutar. É o esporte!

É iniciado um momento novo na história do Internacional. A instituição "cavou" isso, através de avaliação equivocada pela busca de recursos técnicos para o time nos últimos anos. Isso, aliado a "gestão" incompetente de recursos financeiros, levou o clube à série B!

Passados os meses de angústia das rodadas finais do campeonato do ano passado, deixado de lado o inconsolável fato do rebaixamento consumado, e até a negação de alguns que diziam que "não veriam o time jogar a série B", é chegado o momento de juntos, todos os torcedores descerem à divisão de acesso, viajando Brasil afora, juntando forças, dando a confiança e a motivação necessária ao elenco de jogadores.

É importante, também, todos serem fiscais da gestão. O time em campo, é torcida e paixão. Mas é imprescindível, cada vez mais, o torcedor adotar postura de fiscalização. De cobrança coerente. De entendimento do funcionamento da instituição como um todo.

Será uma difícil disputa! Haverão tropeços, é certo!

É momento de ter muita serenidade e de resgatarmos alguns dos principais valores do Internacional. Entre estes, aqueles que me fizeram torcedor entre o final dos anos 80 e início da década de 90: respeito aos demais torcedores colorados e adversários, amor ao clube da camisa vermelha - independente de qualquer situação e da falta de títulos, e humildade sempre!

Não há momentos pífios que nos façam separar! Nada vai nos separar! Vamos jogar pelo Brasil buscando o acesso! Sigo na esperança de ver humildade, paixão, gana, vontade de vencer e FUTEBOL!

Nenhum comentário: