1 de fevereiro de 2013

A prevista permanência de Leandro Damião


Por Luciano Bonfoco Patussi
01° de fevereiro de 2013

Ao contrário de muitos canais da mídia esportiva que divulgavam a provável venda de Leandro Damião "já nas próximas horas", particularmente acreditava muito na permanência do atleta no Internacional - e defendia isso!

Para crer nisso, analisava uma série de fatores, entre eles:

- A demora no recebimento de uma proposta oficial, feita desta maneira na tentativa de seduzir o clube a vender o jogador no último dia por "livre e espontânea pressão";

- As declarações do próprio Damião, que afirma o desejo de permanecer no clube em todas as oportunidades que tem para demonstrar essa vontade;

- As atitudes da direção do clube, através de atos de corte de despesas e negociações de outros atletas, visando a permanência do ícone do ataque colorado.

Enfim, são diversas as variáveis que apontavam para o desfecho da permanência de Leandro Damião no Internacional, pelo menos neste momento.

Leandro Damião é o tipo de jogador que "vale mais" vestindo a camisa do time onde atua, do que dentro dos cofres - sem desmerecer a importância que a negociação de atletas representa dentro do percentual de faturamento dos clubes de futebol no Brasil.

A partir de agora, boa parcela das manchetes mudaram, pois já vemos correr na mídia esportiva notícias do tipo:

"Damião até agosto"

"Até a próxima janela"

"Damião já estaria negociado"

Obviamente, um jogador deste porte chama a atenção de clubes compradores, de torcedores adversários e da mídia como um todo. Porém, agora que mais uma "janela" de transferências se passou, é momento de "deixar morrer" o assunto de "uma negociação que supostamente já estaria encaminhada para os próximos meses".

Não estou argumentando que a mídia deve parar de fomentar esse e outros assuntos. É papel dela noticiar e, até mesmo, especular sobre determinadas situações relativas ao esporte. Entendo isso perfeitamente. 

O que defendo é que, diante de todo esse arsenal de notícias sobre a venda de Damião, cabe ao torcedor colorado fazer a leitura correta dos fatos e apoiar o atleta de todas as formas, para que ele tenha o pensamento voltado para o clube o maior período de tempo possível e cada vez mais, fazendo com se sua permanência, talvez, ultrapasse até mesmo a já especulada "janela de agosto".

É óbvio que um atleta desta magnitude será negociado em uma oportunidade futura. Se for por menos dinheiro do que seria hoje, isso não interessa. O que importa é ter um jogador desta qualidade dentro de campo!

Neste instante, Damião deve ter apoio total para desenvolver o seu talento, vestido de vermelho, e ajudar o clube onde joga, para a tristeza dos adversários dentro do campo, e também para a decepção de alguns de fora das quatro linhas!

Transcrevo abaixo trecho de minha particular análise sobre o time do Internacional na pré temporada, visando o ano de 2013. Opinião emitida em 17 de janeiro deste ano:


"[...] Manutenção de Damião:

Dias atrás, conversando com Saul Pacheco e João Pansera Neto, outros fervorosos colorados de minha rede de amizades, chegamos a uma conclusão óbvia e, ao mesmo tempo, de complexa compreensão. Leandro Damião é, simplesmente, o maior camisa 9 revelado pelo Internacional nas últimas décadas. Não digo formado pelo Internacional, mas revelado! Embora todo o aporte que o clube ofereceu, desde sua chegada, tenha colaborado na formação e evolução profissional de Damião, em todos os quesitos!

Basta vermos os números obtidos, o rendimento do atleta com a camisa colorada e as atitudes do jogador, que é presença marcante nas convocações da seleção brasileira e que demonstra não querer sair do Internacional tão cedo, a não ser que seja para um clube do primeiro escalão do futebol europeu!

Isso o torcedor tem que valorizar, e a diretoria também – o que está sendo feito! É preciso fazer esforço para manter no elenco o maior camisa 9 revelado pelo Internacional nos últimos tempos! [...]"

Nenhum comentário: