14 de maio de 2012

Inter, bicampeão gaúcho 2011/ 2012


(Montagem sobre foto de Diego Vara)
Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de maio de 2012

LIBERTADORES: na quinta feira passada, o Internacional perdeu para o Fluminense a oportunidade de seguir lutando pelo título da Copa Libertadores da América em 2012. O time colorado até fez uma brava partida no Engenhão, mas alguns detalhes não permitiram a seqüência da equipe gaúcha dentro da competição. Naquela triste quinta feira colorada, o Fluminense mereceu a sua vaga e está de parabéns por ela. O Internacional teve brava atuação, mas o Fluminense segue na competição. Sem qualquer reparo. O Inter foi eliminado pelo Fluminense e pela sua própria campanha instável dentro do torneio.

POLÊMICAS DA SEMANA: nesta data, não irei comentar sobre o envolvimento de dois atletas colorados em situações de indisciplina ocorrida após a eliminação da Libertadores. Quem quiser estar com o Internacional, em busca de uma grande campanha em nível nacional, estará e será bem vindo ao elenco. Para quem não quiser isso, é importante destacar que o mercado é livre. Atleta diferenciado tecnicamente necessita ser trabalhado internamente, dentro de um certo limite. Por outro lado, atleta que é apenas medíocre e que não se enquadrar, não fará falta alguma. O Internacional tratará da questão internamente. Hoje é dia de comemorar e não de lamentar.

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO: por esta inteligente máxima, o futebol é um esporte que se torna extremamente apaixonante para boa parcela dos brasileiros. Neste domingo, parte da mídia esportiva e até mesmo alguns torcedores consideravam o título estadual ganho pelo Inter, antes mesmo de a bola rolar. Isso até é natural, desde que os atletas envolvidos não entrem nesse clima de “já ganhou”. E, tenho convicção, os colorados não entraram nessa! Respeitaram o Caxias do primeiro ao último minuto!

No Beira Rio, o Internacional enfrentou o Caxias, em um jogo decisivo. Uma partida. Uma final. Dois times. Duas realidades. Dois sonhos. Dois desejos. O Caxias buscava seu segundo título estadual e entrou em campo com postura e atitude de time campeão. O primeiro tempo do time da serra gaúcha foi fabuloso.

No segundo tempo, além das alterações promovidas pelo treinador colorado, Dorival Júnior, houve mudança na atitude da equipe vermelha dentro de campo. Essa atitude ofensiva do time foi vital para a obtenção do título. As entradas de D’Alessandro e Dagoberto na equipe, nos lugares de Tinga e Dátolo, deram à equipe colorada, nesta partida, maior poderio de conclusão.

PAPAI É O MAIOR: em pleno dia das mães, o segundo tempo do Internacional, diante do bravo time do Caxias, premiou milhões de torcedores colorados, que vibraram Brasil e mundo afora, com a 41ª conquista estadual da história colorada. Com gols de Sandro Silva e Leandro Damião, o Internacional venceu o Caxias por 2 a 1, se mantendo como o maior campeão gaúcho de todos os tempos, tendo agora 5 títulos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Nos últimos 5 anos, o Internacional conquistou 4 vezes o campeonato estadual. Se aumentarmos o período de análise, veremos que nos últimos 11 anos, o time colorado venceu o certame gaúcho em 8 oportunidades. Tudo isso tem um motivo, que não é sorte: é a realização de um trabalho sério, competente e que sempre busca melhoria, dia após dia, pois nada é perfeito!

RECORDES: com a queda da Libertadores, o Internacional encerra uma seqüência muito difícil de ser conquistada. Entre os anos de 2006 e 2011, foram 6 anos seguidos contando com, no mínimo, uma conquista internacional federada obtida. Em contrapartida, a conquista estadual alcançada neste domingo mantém outra seqüência sendo escrita: desde o ano de 2002, o Internacional ganha pelo menos um título oficial por ano, sendo computados títulos das confederações estadual, nacional, continental ou mundial de futebol.

Ao todo, se somam 11 anos sem passar em branco, com o colorado soltando o grito de “é campeão” pelo menos uma vez a cada 365 dias! Isso é algo que não é muito divulgado por boa parte da mídia esportiva, por motivos que não vem ao caso discutir nesse momento. É importante o torcedor colorado ter consciência das dificuldades que o clube passou até alcançar, com muito trabalho e competência, um patamar onde, tecnicamente, foi possível obter esses títulos e esses recordes em sequência. Nada acontece por acaso. E o torcedor é fundamental nesse processo!

O JOGO DA TAÇA: confira abaixo os dados oficiais da partida que premiou o Internacional com o bicampeonato gaúcho (2011/ 2012). Estas informações foram coletadas diretamente do website oficial do Sport Club Internacional:

Internacional (2): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga (D´Alessandro) e Dátolo (Dagoberto); Oscar e Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Caxias (1): Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto (Marcos Paulo), Paraná (Alison), Mateus e Wangler; Caion e Vanderlei (Rafael Santiago). Técnico: Mauro Ovelha.

Gols: Michel (C), aos 26min do primeiro tempo, Sandro Silva (I), aos 21min do segundo tempo, Damião (I), aos 26min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabrício, Guiñazu, Rodrigo Moledo, D´Alessandro, Dagoberto, Nei, Damião (I), Mateus, Lacerda, Michel, Alison, Umberto, Rafael Santiago (C).

Público: 23.028 (19.556 pagantes). Renda: R$ 587.160,00

Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altermir Hausmann e Marcelo Bartanha Barison.

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Parabéns à todos os torcedores, funcionários, dirigentes, conselheiros e atletas do Internacional.

INTERNACIONAL, BICAMPEÃO GAÚCHO (2011 / 2012)!

Nenhum comentário: