25 de agosto de 2011

"Campeão de Tudo", tudo de novo!


Por Luciano Bonfoco Patussi
25 de agosto de 2011

No confronto entre “El Rey de Copas” e “O Campeão de Tudo”, a vitória do Internacional sobre o Independiente por 3 a 1 garantiu ao time colorado o bicampeonato da Recopa Sul Americana em 2011, fato que consolida ainda mais o “Clube do Povo” como um dos maiores campeões do futebol continental. A Recopa já havia sido vencida pelo Inter em 2007.

A equipe do Beira-Rio, desde 1909, sempre foi uma das mais tradicionais e vitoriosas do futebol brasileiro. Incontáveis títulos em território estadual e nacional foram conquistados ao longo do tempo. Em importantes torneios internacionais em que atuou como convidado, o time colorado também marcou presença e venceu adversários importantes na sua história, conquistando muitas taças para a galeria do clube. Entre elas, destaque para o torneio Joan Gamper, vencido em 1982 na casa do Barcelona, onde o Inter eliminou o time anfitrião e bateu o Manchester City na decisão. Vale lembrar também o recente título da Dubai Cup, onde a equipe colorada venceu a Internazionale na grande final. Isso para ficar apenas nas conquistas internacionais mais lembradas, devido aos adversários enfrentados em cada ocasião.

Porém, a partir de 2006, o ritmo de conquistas internacionais do clube tomou outro rumo. Foi o momento onde o Internacional passou a obter títulos oficiais das principais confederações de futebol do planeta, tais como a CONMEBOL e a FIFA. A lista de títulos, para a alegria e o contentamento do torcedor alvirrubro, aumentou na noite de ontem. O estádio Beira-Rio presenciou o confronto entre o time da casa e o Independiente de Avellaneda, sete vezes campeão da Taça Libertadores, maior campeão da competição até hoje. Pois o clima de decisão tomou conta de Porto Alegre desde as primeiras horas da manhã de ontem. Aproximadamente 3.000 argentinos rumaram do país vizinho para acompanhar a final. Confraternizaram com os colorados. Fizeram parte da festa, apoiando o seu time. O Beira-Rio recebeu o confronto mais vermelho dos últimos tempos.

Chegando ao estádio para a grande decisão, a delegação colorada foi recebida com o espetáculo “Ruas de Fogo”, proporcionado pelo seu torcedor de forma magnífica e apaixonante, onde centenas de sinalizadores vermelhos eram apontados em direção ao céu, proporcionando uma névoa densa e vermelha, da cor do coração de todos nós.

Durante a partida, mais uma vez Leandro Damião foi diferenciado e decisivo. É um camisa 9 diferente. Competente. No comando de ataque do Internacional, já marcou quase 40 gols, isso apenas nesta temporada. Foi ele quem abriu o placar em jogada onde recebeu a bola na ponta direita. Damião girou sobre dois marcadores, adentrou a grande área e, antes que alguém pudesse imaginar o que ocorreria, decidiu. Chutou no canto oposto, para desespero do arqueiro argentino, que ainda tentou defender, raspando de leve a bola, que morreu no fundo da rede. Inter 1 a 0.

O Inter seguiu pressionando, marcando posicionado à frente e encurralando o time de Avellaneda. O segundo gol saiu em uma bola alçada para Damião. Em um giro típico de centroavante, o defensor adversário ficou paralisado, sendo que poucos instantes bastaram para Damião colocar a bola no canto oposto do goleiro, fazendo a bola dormir na rede mais uma vez: Inter 2 a 0.

O início do segundo tempo aparentava dificuldades para o time colorado. A equipe do Independiente conseguiu antecipar um pouco sua marcação, dificultando o jogo do Inter. Passou a tocar mais a bola, chegando à frente e concluindo. Não demorou para descontar o placar adverso, em jogada combinada pela esquerda, momento em que Muriel nada conseguiu fazer diante do atacante adversário: Inter 2 a 1. Este foi o momento mais tenso da partida. Fisicamente, o Inter aparentava estar melhor e disputar a prorrogação não seria algo tão dramático, pelo menos na teoria. Animicamente, porém, o momento era do Independiente, que seguiu buscando o empate.

Após a saída de D’Alessandro, que sentiu lesão na coxa, entrou na equipe Andrezinho. Foi ele quem iniciou a jogada para o gol da vitória. O gol do título. O gol da consagração, da faixa no peito e da taça no armário. O gol do vermelho nas ruas. Andrezinho alçou a bola que sobrou na área para o atacante Jô. Dentro da área, ele adiantou a bola, que ficou mais para o goleiro. Era o goleiro argentino contra Jô. Jô antecipou, deu um toque na bola, escapou para o lado esquerdo e sofreu a falta. Pênalti. A cobrança foi executada com frieza. O experiente lateral Kleber bateu de perna canhota, deslocando o goleiro, que nem sequer saiu na foto. Inter 3 a 1.

O final do jogo e o decorrer do segundo tempo reservaram ainda algumas fortes emoções para os envolvidos na decisão. Bolas levantadas na grande área, defesa de Muriel, defensor se lançando em frente à linha de conclusão. Tudo isso bastou para que o tempo se esgotasse, o árbitro apitasse o final da partida, fazendo a alegria do torcedor colorado, que presenciou mais uma volta olímpica em 2011.

De 2006 até 2011, eis a lista de títulos internacionais obtidos pelo Internacional. Pelo menos um título internacional foi obtido em cada uma das últimas seis temporadas:

- Copa Libertadores da América 2006 (CONMEBOL)
- Mundial de Clubes 2006 (FIFA)
- Recopa Sul Americana 2007 (CONMEBOL)
- Dubai Cup 2008
- Copa Sul Americana 2008 (CONMEBOL)
- Suruga Bank 2009 (Parceria CONMEBOL / Federação Japonesa)
- Copa Libertadores da América 2010 (CONMEBOL)
- Recopa Sul Americana 2011 (CONMEBOL)

Parabéns à toda a nação colorada! O Inter busca ser “Campeão de Tudo”, tudo de novo!

INTER, BICAMPEÃO DA RECOPA SUL AMERICANA 2011!

Nenhum comentário: