13 de junho de 2010

Opinião: Celso Roth busca alavancada na carreira

Por Luciano Bonfoco Patussi
14 de junho de 2010

Após alguns dias de mistério, Celso Roth foi anunciado como novo treinador do Internacional. Neste momento, antes de qualquer análise, é importante ressaltar que o Internacional pensou grande. É impossível afirmar o contrário. A diretoria colorada cogitou e tentou a contratação - nada mais, nada menos - de Luiz Felipe Scolari. Pelo menos, essa é a informação divulgada pela imprensa. Inclusive a proposta financeira que o Internacional apresentou para contar com Felipão foi excelente, capaz de "balançar" qualquer profissional. Em resumo, o Internacional fez o possível. Não podendo forçar um profissional a trabalhar em determinado local contra a sua própria vontade, o clube da Padre Cacique passou a avaliar nomes possíveis no mercado.

Independentemente de admirar, ou não, o trabalho de Roth, é necessário reconhecer que o treinador é, atualmente, um dos profissionais mais requisitados do futebol brasileiro. Faltam títulos de maior expressão em seu currículo? Isso é inegável. Para muitos profissionais falta esse "detalhe" fundamental. Entretanto, quem trabalha com futebol sabe muito bem: se você faz um bom trabalho, quase sempre chega próximo das maiores conquistas, através da realização de boas campanhas. Um tropeço aqui, outro lá, serve para evoluir. Algumas vezes, o reconhecimento demora até ser alcançado.

Todos os profissionais, de quaisquer áreas, sabem muito bem disso. Avaliando por este lado, sabendo que o Internacional buscou e lutou para ter na casamata um do melhores treinadores do mundo, já é possível dar um respaldo à diretoria na sua escolha. A diretoria está no clube, justamente, para decidir. Buscou Felipão. Não foi possível. Dentro das possibilidades, em forma de especulação via imprensa, sabe-se que o Internacional tentou contratar, na negativa de Felipão, Adilson Batista.

Adilson tem grande rejeição do torcedor colorado, embora seja um profissional que busca conhecimento desde a época que trabalhava com Felipão no Grêmio. Não vou nem entrar no mérito se o torcedor está correto, ou não, em rejeitar determinados nomes. Até porque cabe aos profissionais abrir suas portas nos clubes - e também fechar, através de certas declarações como, por exemplo, as que Adilson Batista fez em 2006, segundo a imprensa, ao afirmar que "secaria" o Inter contra o Barcelona na final do campeonato mundial de clubes.

Em resumo, minha opinião é de que o Internacional buscou o melhor possível. Não conseguindo contratar Felipão, foi buscada uma alternativa dentro das possibilidades da entidade, sendo contratado um profissional que conhece o Inter e que é um trabalhador exemplar. Celso Roth será campeão brasileiro ou da Libertadores da América, comandando o Inter, em 2010? Não sei. Ninguém sabe. Mas a direção trabalhou e tomou sua decisão. Decisão esta que, cedo ou tarde, alguém deveria tomar.

Diante de nomes que poderiam trabalhar no Beira-Rio neste ano, tais como Nelsinho Baptista e o próprio Adilson Batista, acho que a escolha de Celso Roth foi bastante interessante. Poderia ter sido contratado Abel Braga? Mário Sérgio? Falcão? Logicamente. Mas a direção do clube está no cargo para decidir, e entre todas estas possibilidades, acredito que a escolha foi bastante razoável. Talvez tenha chegado o momento certo para Celso Roth concluir o trabalho que, com cores opostas, foi impedido de terminar em 2009. Ou talvez não. Só o futuro responderá essa indagação.

2 comentários:

Álvaro Puglieiro Troviscal disse...

Lamentável! Posturas como a sua dão moral a quem, por se achar dono do NOSSO Clube do Povo, tem feito uma das piores gestões das últimas décadas, afinal de contas não há nada pior do que ter dinheiro em caixa e não utilizá-lo para o bem do time. Vou torcer para o meu time do coração vencer sempre, mas não posso me furtar de criticar severamente sempre que seus dirigentes errarem, o que está, repito, acontecendo há anos!
Saudações Coloradas!
Álvaro Troviscal
interdetodos.blogspot.com

Luciano disse...

Boa tarde

Prezado colorado Álvaro,

Primeiramente, agradeço seu contato através do blog.

Li suas colocações e lhe encaminhei por e-mail uma análise mais detalhada sobre minha opinião, referente a gestão colorada, que você descreve como sendo uma das piores gestões das últimas décadas. Fico à inteira disposição para debate. Ou através de e-mail, ou através do próprio blog.

Saudações esportivas e coloradas!

FORÇA, INTER!