25 de março de 2010

OPINIÃO - São José/POA 3x0 Internacional

Por Luciano Bonfoco Patussi
25 de Março de 2010

SÃO JOSÉ/POA 3x0 INTERNACIONAL: a vitória do time do Passo d'Areia ontem foi indiscutível. O placar talvez tenha sido um pouco dilatado para a atuação das duas equipes, mas nada injusto. O treinador Argel montou uma equipe taticamente perfeita, ocupando espaços e marcando adiantado, quando necessário. Venceu com méritos. Meu sentimento é que Argel deve, em breve, ser cotado para assumir o comando de um grande clube do Brasil. Não é de hoje que, ainda jovem, vem realizando bons comandos pelos times em que passou. O São José faz campanha digna de brilhar no campeonato gaúcho de 2010. Se vai alcançar ainda maiores resultados, só os próximos jogos dirão.

FOSSATI: não vejo motivos para mudança neste momento. Fossati é um treinador experiente e competente. Deverá aos poucos conseguir encaixar as peças e formar uma boa equipe no Inter. O sinal de alerta está ligado, mas o Inter conta com jogadores individualmente muito bons. Estes bons jogadores ainda não formam uma equipe. Mas irão formar, se o trabalho for mantido. Outra situação que mostra que o momento não é de mudança foi a vontade do time colorado em campo. Pode ser dito que não houve organização, que ocorreram falhas. Mas vontade não faltou. O time lutou e correu até o último minuto, mesmo com o jogo perdido, e isso mostra que Fossati segue com a confiança dos jogadores em seu trabalho.

DEFESA: o esquema deve ser mantido. O 4-4-2 dá maior equilíbrio a equipe, embora esta convicção possa ser motivo de discordância, se avaliarmos apenas a última atuação do Inter. Um time que tem bons zagueiros no grupo, mas que nenhum deles tem como principal virtude a velocidade, deve atuar apenas com dois. Três defensores, nesta característica, podem tornar a zaga lenta. Com dois zagueiros, haverão mais jogadores para correr e marcar no meio de campo. Assim, a defesa tende a ficar mais protegida e compacta, pelo menos teoricamente.

MEIO DE CAMPO: não há um diagnóstico definitivo, mas os adversários tem chegado com muita facilidade até a defesa do Internacional. Isso não é culpa individual de ninguém, mas pode ser problema de esquematização, de entrosamento, de posicionamento, de repetição nos treinamentos. Enfim, é preciso mais tempo para os resultados aparecerem. A zaga tem ficado um tanto desprotegida e assim seus erros aparecem de forma mais visível. Acredito que a escalação do meio de campo deve ser mantida, pois Giuliano sabe atuar ajudando na marcação, assim foi na seleção brasileira júnior e também no próprio Inter. D'Alessandro também tem corrido para ajudar. O 4-4-2 é recente e em mais alguns jogos poderemos ver um time bem mais entrosado e compacto, não apenas com correria e vontade, mas também com organização tática. Pelo menos é o que se espera, tanto pela emoção do torcedor, quanto pela necessidade de resultados imediatos para que o Inter possa seguir vivo na busca de seus objetivos de curto e médio prazo: ou seja, títulos!

ATAQUE: Alecsandro é titular e atual artilheiro da equipe, é fato. Como isso acontece, não importa. O fato é que Alecsandro é titular e goledor do time. Mas há jogadores com muito potencial para fazerem companhia a ele. E talvez, até para o substituirem em eventuais situações, caso de Walter, centro-avante de grande potencial, movimentação e força. Taison, que vem buscando recuperar sua melhor forma de atuação, e Marquinhos, voltando de lesão, são bons jogadores. E Edu, que ainda não apresentou seu melhor futebol, acredito que vai conseguir fazer isso em breve. Há muita expectativa em relação a isso. O atleta está trabalhando e quem trabalha sério alcança resultados. É esperar para ver.

Nenhum comentário: