22 de novembro de 2009

Um Gigante sobre as águas!

Por Luciano Bonfoco Patussi
22 de Novembro de 2009

Com o passar dos anos, aprendemos muito. Na vida. Na profissão. Nos esportes. No futebol, cada um tem seu time do coração. Sua crença. Sua paixão! É importante acreditar. É importante também ter senso crítico e saber analisar. Entretanto, para toda a pessoa que é apaixonada por um time de futebol, as análises coerentes e imparciais se encerram no instante em que sua equipe do coração entra em campo. É, torcedor colorado! O mar vermelho do Beira-Rio acaba com qualquer estatística e destroi toda a teoria do que deveria, por amostragem, acontecer! Percentuais não mais existem! Números viram poeira! "Levantou poeira!".

Ainda é muito difícil! Mas poder enxergar onze camisas vermelhas perfiladas em campo, lutando por todos nós, é a melhor coisa que existe! Nos faz ter a sensação de hibernar! É como se morrêssemos. Mas ao mesmo tempo, é possível viver novamente! Ver o mar vermelho vibrante e vestir a camisa colorada nos trás o sentimento de que entre erros, equívocos e eventuais acertos, o rubro manto que você enverga toma forma de vida própria e o conduz para mais uma etapa decisiva e emocionante de sua vida! Da vida de todos nós! Eu sou um apaixonado por análises táticas, sou louco por futebol e não somente por jogos do Inter. Amo esse esporte! Mas um jogo do Inter é diferente! É chegado o momento em que é preciso dar uma trégua! É necessário esquecer, enquanto torcedor colorado, troca de comando técnico, venda de jogadores e quaisquer outros fatores que possam tornar uma conquista mais difícil ainda do que já é. Qualquer coisa, que se analise depois! Assim é um torcedor! Assim é um apaixonado! Assim é um colorado!

É chegado o momento de olhar para o lado e ver: diante de todos os fatos ocorridos, qualquer um pode ser campeão! Assim sendo, que este seja o Clube do Povo! Por este motivo, vamos todos entrar com o Inter em campo, juntos, de corpo, alma e coração, contra o Sport Recife no próximo final de semana. O Colorado precisa vencer esse jogo a qualquer custo, para garantir sua classificação para a Copa Libertadores de 2010. Será uma importante classificação, devido a realidade que foi criada no decorrer do campeonato. Mas se o Inter vencer o Sport - e deve lutar muito por isso - e outros dois times ajudarem... meus amigos... aí eu prefiro nem pensar nessa possibilidade, pelo menos por enquanto... talvez meu coração não resista a mais uma semana de pura emoção!

Por atuações medíocres e por entregadas de jogos teoricamente fáceis em momentos decisivos, nenhum clube mereceria vencer o campeonato. Inter e Palmeiras seriam os campeões das grandes chances desperdiçadas, seguidos de pertinho por São Paulo, Atlético Mineiro, Flamengo e Cruzeiro. Diante deste equilíbrio, levaremos nossa camisa vermelha, e tudo o mais que for preciso, para onde for necessário. Para onde nosso coração mandar! E de onde estivermos, vamos acreditar! A Ilha do Retiro pode ser o carimbo do passaporte para a América Vermelha em 2010. Mas pode ser, ainda, muito mais do que isso! É difícil! Mas nada é impossível! Para quem ergueu um Gigante sobre as águas, nada é impossível!

Força! Muita força, Colorado!

Nenhum comentário: