1 de junho de 2009

O ALTO DA GLÓRIA E A CAMISA VERMELHA

Por Luciano Bonfoco Patussi
01 de junho de 2009

Hoje a competição dos "renegados" e de "todas as federações estaduais" completa vinte e uma edições. É verdade, a Copa do Brasil já tem mais de duas décadas de existência! E ainda existe quem a desmereça! Tratada por muitos como "competição entre campeões dos estados fortes e fracos", "segunda competição do país" ou "torneio do time de mais sorte", a verdade é que a Copa do Brasil só é vencida por quem a ela se dedica e dá o devido valor. Quem é competente o suficiente para vencer, ganha a Copa do Brasil. É normal quem não conseguir vencer, vir a tripudiar. Debochar. Quantos de nós já não tentamos "condicionar" a importância desta competição - e de tantas outras - de acordo com a classificação obtida pelo time do nosso coração?

O fato é que esta é a vigésima primeira edição da Copa do Brasil e o Internacional chega pela terceira vez até a fase semifinal. Em diversos anos o "Colorado das Glórias" foi incapaz de alcançar esta fase da disputa, exceto em 1999 e, anos antes, em 1992. Em 1999 chegamos à semifinal, mas o placar "quádruplo" que foi alcançado pelo Juventude naquela noite, no Beira-Rio lotado, faz até hoje o torcedor colorado ter pesadelos. Sabíamos perfeitamente que a vingança daquele "chocolate" um dia chegaria - como de fato chegou, com juros e correção monetária. Mas isso não vem ao caso neste momento.

Voltando sete anos antes daquela "tragédia", chegamos ao ano de 1992. Naquela temporada, o Palmeiras iniciava uma parceria com a multinacional e milionária "Parmalat". Mas na Copa do Brasil daquele ano, o "Clube do Povo" pôs "água no leite" do time do Palestra Itália, vencendo "lá e aqui", chegando até a decisão do torneio. Naquele ano, o Inter foi campeão da Copa do Brasil. Fernandez, Célio Silva, Élson, Marquinhos, Caíco, Gérson e todos os demais jogadores deram ao Inter a Copa do Brasil de 1992. Todos eles cravaram seu nome na história do Internacional e da competição!

Foram-se dezessete anos. Eliminações. Estádios lotados, vermelhos e muitas vezes em "clima de velório". E lá se foram "Londrina's", "Ceará's", "Parana'ses", "Flamengo's", "América's", "Juventude's", "Remo's", "Fortaleza's", "Vitória's" e "Sport'eses". A vida, entretanto, é um eterno aprendizado no qual muitas vezes precisamos "apanhar feio" para aprender.

Estamos em 2009. O Internacional vai à Curitiba nesta quarta-feira. Adversário desta semifinal, o bom time do Coritiba busca no seu histórico e no título de campeão brasileiro de 1985 a inspiração para voltar a ser campeão nacional. Assim como o Inter foi naquele longínquo e inesquecível 1992, após muitos anos de "jejum". E tenho a certeza absoluta de que o Inter vai a Curitiba com a gana da vitória e da classificação. O time vermelho vai novamente respeitar o seu torcedor e lutar até o último minuto pela classificação. Tenho a certeza absoluta que, no meio de um lindo e lotado estádio colorido em verde e branco, atrás de uma das goleiras, estarão milhares de colorados, cantando no "Alto da Glória", com a "camisa vermelha" para "começar a festa". Preparem-se corações apaixonados por Inter, Coritiba, verde, vermelho e branco!

Quarta-feira, 03 de junho de 2009. Estádio Couto Pereira, em Curitiba:

Coritiba x Internacional!

O duelo centenário da próxima quarta-feira é somente o início da luta para possibilitar a conquista de mais uma glória na história do Coritiba - e do Inter, é lógico!

Nenhum comentário: