24 de março de 2008

OFF - Homenagem: Clube Atlético e o Povo Mineiro

Como apaixonado pelo futebol de uma forma geral, não poderia deixar passar em branco a data que se aproxima: 25 de março de 2008.

Cem anos atrás nascia, através da paixão de um povo hospitaleiro, um dos clubes com a mais bela história do futebol brasileiro. Uma história que, além de marcada por inúmeros craques, recordes e títulos, é recheada pela fé e pelo amor de uma torcida apaixonada, que defende o preto e o branco até debaixo d’água.

No futebol, um clube não cresce sem ter uma torcida numerosa e apaixonada. Alguns clubes brasileiros tornaram-se populares mesmo que isso fosse contra suas origens. Tornaram-se populares pelo simples fato de, com o passar dos anos, terem alavancado vitórias e títulos em grande escala. E isso não é demérito. Pelo contrário. Porém, há outros clubes que desde sua criação, carregam no peito a marca do orgulho, da raça e do amor à camiseta. Amor que jamais acabará e que só tende a aumentar. Só quem é apaixonado por um clube coberto de tradição e glórias poderia descrever o sentimento que toma conta de cada fanático ao aproximar-se uma data festiva.

É tempo de recordar. É tempo de torcer. É tempo de vibrar. É tempo de ter esperança em novas vitórias. Novas vitórias e títulos certamente virão. Tudo virá no tempo certo. Tão certo quanto àquele 25 de março de 1908. A data mais importante da história do futebol de Minas Gerais. Foi lá que tudo começou. De lá para cá, alguns grandes tiveram quedas e jamais voltaram aos seus momentos de glória. Outros, por vezes pequenos, ganharam espaço, cresceram e se popularizaram. Porém, somente uma equipe na terra de Tancredo Neves manteve-se sempre grande e tornou-se cada vez maior.

Com menos de três décadas de existência, o clube já era Campeão dos Campeões do Brasil. A nação já podia ouvir o cantar do Galo. O favoritismo dos clubes do eixo Rio-São Paulo era posto a prova. Tudo por conta do alvinegro mineiro. Com menos de cinqüenta anos de vida, era a vez do Atlético encantar a Europa. Já nas últimas décadas, o clube também mostrou seu pioneirismo e tradição, tornando-se o primeiro campeão de um campeonato nacional. O clube teve ainda, tantas outras vezes, brilhantes campanhas que, se não terminaram em troféus, marcaram época. Até nos momentos mais complicados, o Galo mostrou força e valentia, saindo de situações difíceis de forma heróica e brilhante. Sempre amparado, diga-se de passagem, pelo seu fiel torcedor.

Parabéns Clube Atlético Mineiro. É o Clube Atlético e o povo Mineiro, sempre juntos, predestinados a enfrentar as maiores dificuldades impostas pelo futebol. Por vezes, sai vencedor. ‘Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal’. Outras vezes, sai de cabeça erguida. ‘Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça pra vencer’. Tudo isso por uma fiel e apaixonada torcida. ‘Uma vez até morrer’.

3 comentários:

Anônimo disse...

E aí cara

PARABÉNS PELO TEXTO
Escrevo de Divinópolis-MG, sou torcedor Atleticano e jornalista. Ótimo seu texto. Prova que as Tos ainda não contaminaram a cabeça dos torcedores sensatos como vc.

Aqui em MG, a emoção é mto grande, sei que aí no RS no ano que vem tb será...
FELIZ 99 ANOS INTER

PARABÉNS MEU GALO CENTENÁRIO!!!

Abraços
Alexandre Silva

Unknown disse...

oi maninho...teu blog tá lindo...
Tu tem realmente o dom da escrita..MEUS PARABÉNS...me orgulho mto de ti e de ser tua irmã...Mt obrigada mesmo!

E feliz aniversário, mais uma vez :)

Beijos, te amo!

Unknown disse...

muito bacana seu texto sobre o galo, valeu aí, emocionante

galo forteee e vingador

abraço