21 de maio de 2007

Texto - Adepto do coloradismo, sempre fui, sempre serei

Sou adepto do coloradismo, sempre fui, sempre serei. Comecei a acompanhar o futebol na década de 90. Me apaixonei por futebol. Me apaixonei pelo Inter. Época de puro sofrimento com os times fracos formados pelas direções do colorado. Times abaixo da tradição vencedora rubra.
A cada derrota, a cada eliminação, meu sentimento de amor aumentava. Nunca me afastei dessa paixão.

"É teu passado alvi-rubro, motivo de festas em nossos corações". Sempre cantei o "Celeiro de Ases", nosso hino, com o maior orgulho. Sempre ouvi essa canção, em casa, no volume máximo, os vizinhos coitados que o digam, pobres ouvidos, nunca tinham sossego. Na verdade, felizes ouvidos. Uma canção como esta faz florescer o amor nos corações. Alguns vizinhos nunca entenderam. Azar deles. Eram tardes, as vezes noites, ouvindo o belo hino colorado, para comemorar uma vitória qualquer, ou para simplesmente afogar a mágoa de uma eliminação, de uma derrota, de uma humilhação, de um sofrimento.

Aliás, nosso hino foi composto em uma mesa de bar, em um momento de tristeza, após uma derrota do time, o que mostra a paixão do povo por este clube, a qualquer momento. A existência de times como o Inter é rara. No Inter, independentemente de resultados, o passar dos anos só tende a aumentar o amor ao time do coração.

"Correm os anos surge o amanhã, radioso de luz, varonil". Essa parte do hino diz tudo. "O teu presente diz tudo". O "amanhã", cantado no hino, é hoje. O "amanhã" está acontecendo, sempre sonhei com o Inter em um momento como o atual. O Inter nunca deveria ter deixado de disputar títulos. Hoje, o clube é exemplo.

Sempre soube que nunca me arrependeria dessa paixão. Sempre tive essa convicção. Sempre fui apoiado por alguns apaixonados colorados, fui ignorado por outros. Por minha paixão sempre fui tripudiado, zombado, debochado por adeptos de um amor diferente, vestido de três cores. Nunca me importei com isso. Diziam eles que tais cores opostas representavam amor e paixão. Cada um, cada um.

Daqui um dia, teremos uma partida semi-final de Libertadores. Poderemos ser campeões da América. Poderemos ganhar o brasileiro e o mundial. Poderemos perder todos esses títulos, e mais alguns. Porém nada, absolutamente nada, tornará este clube maior ou menor. Nada fará com que percamos o amor por esse manto sagrado, o manto encarnado. O Inter é simplesmente gigante. Ele é do tamanho da paixão do torcedor.

Por mais gigante que seja, cabe sempre, o Inter, em nossos corações. Inter, continue sempre "trazendo à torcida alegres emoções". Inter, siga sempre "tua senda de vitórias, colorado das glórias, orgulho do Brasil". Meu orgulho, nosso orgulho.

Texto de Luciano Bonfoco Patussi, escrito em 02 de agosto de 2006.

3 comentários:

Luciano disse...

Este texto escrevi às vésperas de o time rubro obter classificação para decidir a Libertadores 2006.

Saudações coloradas!

Anônimo disse...

Lindo de mais esse texto, até me emocionei, INTERNACIONAL ,nada pode ser maior, o time do meu coraçao, é o time que faz eu gritar, chorar, nao importa se ganha ou perca, continuas sempre sendo tudo para mim, és uma paixao que nunca se acabará, Serei COLORADA até a morte. ♥

Carol disse...

nossa! amei...é bem mesmo como é o torcedor colorado sempre apaixonado, não i portam o q digam!
colorado colorado nada vai nos separar somo todos teu seguidors para sempre eu vou te amar!! ♥
"ORGLUHO DO POVO DO RIO GRANDE DO SUL"....