29 de janeiro de 2020

Inter, pentacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Por: Luciano Bonfoco Patussi
29 de janeiro de 2020

Em 1998, realizei um sonho de torcedor, ao ver o Internacional obter o título de campeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior. Dentro da simplicidade que movia a torcida colorada naqueles tempos, tanto em se falando de origens históricas do clube, quanto de anseios desportivos, foi um título nacional, de uma categoria de base, e aquilo fez transbordar orgulho em meu coração. Obviamente, sabia dar àquela conquista, a sua devida proporção. Mas, a felicidade foi imensa!

Passados 22 anos, revivi a mesma emoção, em um jogo transmitido para o Brasil inteiro pela TV aberta. Neste sábado, o Internacional foi pentacampeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior! O título, obtido nas penalidades máximas contra o Grêmio, coroou a campanha colorada na disputa deste ano e encheu seu torcedor de esperança, visando a revelação de talentos que podem crescer no meio desportivo, tais como Praxedes, Cesinha, Guilherme Pato, entre outros.

O que marcou esta campanha, não foi apenas o título! Quem acompanhou a disputa, percebe mudanças no estilo de jogo, desde a base! Isso é um legado desportivo, que pode refletir em breve no time de profissionais! Tudo vai depender da sequência do trabalho, da reestruturação do clube e, principalmente, da participação efetiva do torcedor e associado, fiscalizando e cobrando melhores práticas gerenciais de seus dirigentes, sempre – minimizando ocorrência de intromissões políticas diretivas para sanar interesses de negócios paralelos nos bastidores!

O Pacaembu, neste 25 de janeiro de 2020, virou mais do que o Beira Rio! Este tradicional estádio do futebol brasileiro presenciou um espetáculo de futebol e de torcidas, onde o adepto do futebol gaúcho fez história e mostrou a sua força em grande nível, para o Brasil inteiro ver! Que clássico! Diga-se de passagem, foi uma partida muito disputada e equilibrada!

Tradicional na disputa, o Internacional – que já havia sido vice-campeão em 1972, quando revelou Falcão na base para encantar o mundo do futebol nos anos seguintes, agora alcança o pentacampeonato, superando mais do que um rival: um time bem formado, com trabalho de categoria de base altamente qualificado e diferenciado, que conta com uma estrutura de formação de talentos tecnicamente diferenciados, algo que talvez nunca tenha chegado a este patamar antes, do lado de lá!

Vibra o Brasil inteiro, com o Clube do Povo do Rio Grande do Sul!

Internacional, pentacampeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior: 1974, 1978, 1980, 1998 e 2020!

Nenhum comentário: