13 de março de 2012

Libertadores 2012: duas decisões contra o The Strongest


Por Luciano Bonfoco Patussi
13 de março de 2012

ELOGIO PROFISSIONAL: desde antes de Dorival Júnior treinar o Santos, já via com bons olhos uma possível contratação futura, para o mesmo vir a comandar o time do Internacional em um momento adiante. Este fato foi concretizado em 2011. Vejo Dorival como um treinador muito bom e com bastante potencial para seguir em sua afirmação entre os grandes nomes do futebol brasileiro. Bastará, para isso, ter seqüência e uma média de bons trabalhos e títulos pelos clubes por onde atuar.

EQUÍVOCO: o fato de eu elogiar o profissional Dorival Júnior não quer dizer que não possa discordar democraticamente de uma ou outra ação por ele tomada. Nem falo da punição disciplinar imposta aos atletas Dagoberto e Tinga, pois esse fato, creio, vai além de uma decisão apenas do treinador. Vou adiante: ao sacar Dagoberto do time titular e optar pela entrada de mais um meio campista defensivo, em detrimento a um meia cancha avançado - como Dátolo - ou a um atacante - que poderia ser Gilberto ou o próprio Jô, vejo que o Internacional se apequenou em Santos, onde perdeu por 3 a 1 e muito pouco produziu. Complicou, ao invés de simplificar. Tenho convicção disso.

Apesar deste equívoco, Dorival tem crédito – pelo menos em minha avaliação – para seguir seu trabalho no Internacional. Entretanto, neste momento, necessita mais do que nunca de resultados positivos, principalmente nos próximos dois jogos contra o The Strongest e também contra o Santos, no Beira Rio. Dorival é um treinador com capacidade e que conta com atletas qualificados em seu grupo, tendo assim totais condições de obter os resultados esperados dentro de campo.

É lógico que, a partir deste momento, existe a pressão pelo resultado positivo imediato. E isso nem poderia ser diferente, pois com a busca pelos resultados positivos é que o clube lutará pelo direito de ter sequência dentro da Libertadores deste ano. Todavia, tenho plena confiança de que estes resultados tem grandes chances de aparecer, premiando o trabalho realizado até o momento.

BOLA PRA FRENTE: sabendo que todos erram e dito tudo o que anteriormente foi exposto, é chegado o momento de mais uma importante partida, válida pela Copa Libertadores de 2012. Sabemos que o The Strongest é um clube popular na Bolívia, mas que realiza péssima campanha em seu campeonato nacional, o que contrasta com sua boa arrancada nas primeiras rodadas da Libertadores. O momento é de o Inter acertar. O momento é – repito – de simplificar, não de complicar.

O que passou, passou! Cabe ao Interrnacional, na noite de logo mais, mesmo respeitando seu oponente, se impor. Imposição, força e organização serão fundamentais para que o time colorado sufoque seu adversário desde os primeiros minutos da partida. Uma vitória seria crucial para as aspirações coloradas dentro da Copa Libertadores de 2012. É isso que se espera contra o The Strongest. Nada mais.

Copa Libertadores da América
13 de março de 2012 – 22 horas
Estádio Beira Rio – Porto Alegre:

INTERNACIONAL x The Strongest

Ao Gigante, torcedor colorado! Ele te espera, para começar a festa!

Nenhum comentário: