16 de fevereiro de 2010

Há muita rivalidade recente envolvida

Por Luciano Bonfoco Patussi
16 de fevereiro de 2010

Uma disputa, seja de Internacional ou de seu maior rival, contra um dos grandes clubes do interior gaúcho - entre eles Brasil, Pelotas, Caxias e Juventude - sempre promete ser um jogo interessante. Porém, nas últimas duas décadas, um desses enfrentamentos tem sido diferenciado dos demais, por diversos fatores. É um jogo que chama a atenção de toda a comunidade gaúcha: Inter contra Juventude. Não concordo que esta disputa seja um clássico do futebol. Está anos luz longe disso. Muito longe. Mas há muita rivalidade recente envolvida, isso é inegável.

Nos últimos anos, Inter e Juventude se auto aplicaram goleadas acachapantes e eliminações recíprocas. Decidiram alguns títulos. Virou uma rivalidade recente, como já destacado anteriormente. Seja no Beira-Rio ou no Alfredo Jaconi, em campeonato estadual ou em disputa nacional, jamais há um vencedor por antecipação. Tudo se decide no gramado, independentemente do momento vivido por cada equipe tanto no âmbito do futebol quanto no ambiente diretivo. Quando um parece acabado, pode ressurgir. Quando outro imagina já ter vencido por antecipação, pode sucumbir, sendo surpreendido sem chance de reabilitação.

Aliando toda essa recente rivalidade com a decisão da Federação Gaúcha de Futebol de não antecipar o jogo em um dia - prejudicando o Inter no planejamento de jogar com força o gauchão, mas sem descuidar da estreia na Copa Libertadores da América terça-feira que vem - será com esse espírito que o Inter irá duelar com o Juventude na quinta-feira. O Beira-Rio receberá bom público para ver qual equipe seguirá firme na disputa do título do primeiro turno do gauchão 2010. Não é permitido errar. Por outro lado, é permitido e obrigatório torcer e cada um apoiar seu time. Há um favorito para sair vencedor desse enfrentamento. Todos sabem qual é. Mas ainda não há um vencedor.

Inter e Juventude, repito, não é um clássico do futebol. Mas já há ingredientes de sobra para acrescentar ainda mais rivalidade a esse recente enfrentamento que, ano após ano, decide importantes classificações e, até mesmo, alguns títulos. Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010. Lugar de colorado é no Beira-Rio. Internacional e Juventude. Segue a luta colorada para alargar ainda mais a histórica vantagem de conquistas estaduais favoráveis ao maior campeão da história do futebol do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: