Ele é conhecido pelo nome da sua terra natal. De origem humilde, era um dos milhares de futebolistas brasileiros em busca de realização profissional. Com passagens por Portuguesa Santista, Santa Cruz-PE e Botafogo-SP, chegou ao Coritiba em 2003, onde brilhou sua estrela. Foi campeão paranaense. O primeiro título como profissional. Já no São Caetano, em 2004, conquistou o título paulista.
Então, com 25 anos de idade, surgiu a oportunidade de atuar em um grande clube brasileiro. O Internacional o contratou. Com dificuldades, ele trabalhou. Havia chegado em um clube que tinha muita qualidade para a posição. Élder Granja era o titular. Mas ele lutou. Exemplo profissional. Chegou em 2005 como uma aposta para a posição. Com seu futebol eficaz, conquistou a confiança dos companheiros, da diretoria e da torcida. Aos poucos, passou de um simples reserva mediano para uma das boas opções do treinador.
Já em 2006, na lesão de Élder, ele assumiu a camisa número 2. Muitos achavam que a substituição seria temporária. Foi uma substituição para a eternidade. A camisa 2 não será mais a mesma. Jamais. Na estréia do Inter na Libertadores 2006, um empate. Gol dele. Durante toda a competição, ajudou a fechar o lado direito da defesa. Era um monstro na defesa, junto com Índio, Eller e Edinho. Destruidor. Na decisão do título, mais uma vez ele apareceu. Ou melhor, quem apareceu foi o grupo. Mas o grupo vencedor é feito por individualidades. Cada um com sua característica. No plantel, ele era o amigo para o qual todos olhavam, quando estavam em uma situação difícil, e se animavam. Sabiam que aquele cara era um vitorioso e que deviam nele se espelhar para superar dificuldades.
No final do ano, marcou o melhor jogador do planeta na decisão da Copa do Mundo. Marcou como ninguém. Lealmente. Com eficácia. Seria como alguém entrar para a história por anular Pelé. Ou Maradona. Em menos de dois anos, deixou a camisa 13 vice-campeã brasileira para assumir a camisa 2 campeã mundial. Ele é um vencedor. Seu nome: Marcos Venâncio de Albuquerque. Ou simplesmente, Ceará.
Ceará Grande do Sul. Agradecimento eterno da torcida colorada. Sucesso em sua profissão e em sua vida. Muita saúde. E lembre-se: As portas do Beira-Rio estarão sempre abertas a profissionais gabaritados e vencedores. Isto é, a camisa 2 vermelha está esperando seu retorno em 2010, talvez, como campeão mundial de futebol com a seleção brasileira.
Força Ceará. Muita saúde, sucesso, títulos e felicidade em sua nova casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
http://www.patomaravilha.com.br
A VERDADE
27.10.2007
SÓ TRÊS CLUBES SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS
NA PUBLICAÇÃO NO SITE DA FIFA, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, EM QUE A MAIOR ENTIDADE DO FUTEBOL MUNDIAL CONFIRMA O BEIRA-RIO COMO ESTÁDIO DA COPA DE 2014 EM PORTO ALEGRE, TAMBÉM REAFIRMA: SÓ INTER, SÃO PAULO E CORINTHIANS SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS. CONFIRA NA PÁGINA 17 DO RELATÓRIO A LISTA DOS CLUBES OFICIALMENTE CAMPEÕES MUNDIAIS, CLICANDO AQUI. OU VEJA ABAIXO EXATAMENTE O QUE FOI DIVULGADO:
\\\"CLUB LEVEL
FIFA CLUB WORLD CUP
BRAZILIAN CLUBS HAVE WON ALL THREE PREVIOUS TOURNAMENTS:
CORINTHIANS, 2000
SÃO PAULO, 2005
INTERNACIONAL, 2006\\\"
CONFORME OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO INTER JÁ INFORMARAM, A FIFA NÃO RECONHECE A COPA TOYOTA COMO TORNEIO MUNDIAL DE CLUBES E, SIM, COMO COPA INTERCONTINENTAL, POIS A DISPUTAVAM APENAS OS CAMPEÕES DA AMÉRICA DO SUL E DA EUROPA. CORINTHIANS, EM 2000, SÃO PAULO, EM 2005, E O INTER, EM 2006, SÃO OS ÚNICOS CAMPEÕES MUNDIAIS INTERCLUBES SEGUNDO A PRÓPRIA FIFA. A COPA MUNDIAL INTERCLUBES OFICIAL DA FIFA DISPUTAM OS CAMPEÕES DA AMÉRICA DO SUL, AMÉRICA CENTRAL E DO NORTE, EUROPA, ÁFRICA, ÁSIA E OCEANIA, ALÉM DE UM REPRESENTANTE DO PAÍS-SEDE, O JAPÃO.
LEIA ABAIXO MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA DO INTER NÚMERO 18, MÊS DE AGOSTO:
INTER, O ÚNICO CLUBE CAMPEÃO MUNDIAL DO ESTADO
PARA A FIFA OS ÚNICOS QUE PODEM OSTENTAR ESTA CONDIÇÃO NO PLANETA SÃO INTERNACIONAL, SÃO PAULO E CORINTHIANS
A FIFA, ÓRGÃO MÁXIMO DO FUTEBOL, CONSIDERA APENAS OS VENCEDORES DA COPA DO MUNDO DE CLUBES ORGANIZADA PELA ENTIDADE COMO CAMPEÕES MUNDIAIS. A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELO PRESIDENTE DA FIFA, JOSEPH BLATTER, NO DIA DA FINAL ENTRE INTER E BARCELONA, DIA 17 DE DEZEMBRO, NO JAPÃO, EM ENTREVISTA COLETIVA PARA OS JORNALISTAS QUE COBRIAM A COMPETIÇÃO CERCA DE QUATRO HORAS ANTES DA DECISÃO. “O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL FOI O CORINTHIANS EM 2000. SE VOCÊ OLHAR NOS LIVROS DA FIFA, É ISSO QUE ESTARÁ LÁ\\\", AFIRMOU BLATTER.
PARA A FIFA, ANTES DE 2000, DATA DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO DE CLUBES ORGANIZADA PELA ENTIDADE, NÃO HAVIA CAMPEÕES MUNDIAIS E SIM CAMPEÕES INTERCONTINENTAIS POR SE TRATAR DE UM DUELO ENTRE EUROPA E AMÉRICA DO SUL, APENAS. LOGO, OS CAMPEÕES PODERIAM SE PROCLAMAR VENCEDORES DA COPA TOYOTA (ORGANIZADORA DO EVENTO) OU CAMPEÕES INTERCONTINENTAIS, MAS MUNDIAIS, NÃO. O SITE DA FIFA (www.fifa.com) APONTA APENAS COMO CAMPEÕES MUNDIAIS OS VENCEDORES DAS TRÊS EDIÇÕES DA COPA DO MUNDO DE CLUBES.
A AFIRMAÇÃO DO PRESIDENTE BLATTER E DA FIFA COINCIDE COM A VISÃO QUE OS PRINCIPAIS CLUBES DO MUNDO TÊM SOBRE A COMPETIÇÃO ANTERIOR AO MUNDIAL DA FIFA. O REAL MADRID, INTER, DE MILÃO, MILÃO, RIVER PLATE, MANCHESTER UNITED E BOCA JUNIORS, POR EXEMPLO, CONSIDERAM-SE CAMPEÕES DA COPA INTERCONTINENTAL OU COPA TOYOTA. O VÉLEZ SARSFIELD TAMBÉM EM SEU ESTÁDIO, EM BUENOS AIRES, CONTA COM UM LETREIRO QUE AFIRMA SER CAMPEÃO DA COPA INTERCONTINENTAL.
DESSA FORMA, O INTERNACIONAL É O ÚNICO CAMPEÃO DO MUNDO LEGÍTIMO NO NOSSO ESTADO. O ÚNICO COM CONDIÇÕES DE OSTENTAR EM SEU ESTÁDIO UM LUMINOSO “CAMPEÃO DO MUNDO”. OS DEMAIS QUE SE PROCLAMAM ASSIM ESTÃO FAZENDO PUBLICIDADE DE UMA CONDIÇÃO QUE NÃO OBTIVERAM. SEGUNDO A FIFA, O ÓRGÃO MÁXIMO DO FUTEBOL MUNDIAL.
OS CAMPEÕES MUNDIAIS:
http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html
(SITE OFICIAL DA FIFA)
OS TÍTULOS CONQUISTADOS PELO INTER:
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html#club=1882555
(SITE OFICIAL DA FIFA)
OS TÍTULOS CONQUISTADOS PELA MILAN:
http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html#club=31009
(SITE OFICIAL DA FIFA)
A ENTREVISTA DE BLATTER QUATRO HORAS ANTES DA FINAL ENTRE INTER E BARCELONA
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1390484-7170,00.html
(SITE GLOBOESPORTE.COM)
COMO REAL MADRID, INTER, DE MILÃO, MILAN, BOCA JUNIORS E RIVER PLATE SE PROCLAMAM EM RELAÇÃO À COPA TOYOTA:
REAL MADRID
http://realmadrid.com/palmares/portada_esp.htm
(SITE OFICIAL DO REAL MADRID)
INTER, DE MILÃO
http://www.inter.it/aas/palmares/index?L=es
(SITE OFICIAL DA INTER, DE MILÃO)
MILAN
http://www.acmilan.com/InfoPage.aspx?id=39650
(SITE OFICIAL DO MILAN)
RIVER PLATE
http://www.cariverplate.com.ar/tpl.php?cat=es&url=vitrina.php
(SITE OFICIAL DO RIVER PLATE)
BOCA JUNIORS
http://www.bocajuniors.com.ar/elclub_historia.php
(SITE OFICIAL DO BOCA JUNIORS)
-------
DO LEITOR
O GRÊMIO NÃO É CAMPEÃO MUNDIAL (EM 1983) SE O FOSSE O BOCA JUNIORS (EM 2000) TAMBÉM O SERIA E AÍ TERÍAMOS DOIS CAMPEÕES MUNDIAIS EM 2000, O BOCA E O CORINTHIANS E ISSO SERIA IMPOSSÍVEL, UM MICO QUE A FIFA NÃO PAGARIA.
Postar um comentário